Orquestra da UFF realiza concerto em homenagem ao Dia das Crianças
6/10/2014
Luiza Peluso - SCS / Divulgação Centro de Artes UFF

A Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense fará, no dia 12 de outubro, às 10h30, no Cine Arte UFF, concerto especial em homenagem ao Dia das Crianças. A programação contará com a participação do regente Sammy Fuks e performance do acordeonista Marcelo Caldi, solista convidado. O Cine Arte fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.

A OSN apresentará as obras “Bachianas brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos, "Suite Peer Gynt", de Edward Grieg, "Concerto para acordeon e orquestra", de Radamés Gnattali, "Suite Blim Blem Blom para narrador e orquestra", de Tim Rescala, e "Sinfonia dos brinquedos”, de Leopold Mozart.

Sammy Fuks é professor substituto de regência e prática de orquestra sinfônica da UniRio, além de atuar como solista, camerista e regente. Graduou-se na Escola de Música da UFRJ e especializou-se posteriormente na Escola Superior de Música de Colônia e Frankfurt. Foi músico convidado da Orquestra de Câmara de Moscou e atualmente integra a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Nascido em uma família de músicos, Marcelo Caldi iniciou a carreira profissional em 1998, trabalhando com alguns corais, tocando esporadicamente com alguns cantores e escrevendo arranjos. Em 2001, passou a atuar como acordeonista e arranjador do grupo LiberTango, grupo dedicado à interpretação de obras de Astor Piazzolla, ao lado de Estela Caldi (piano), Alexandre Caldi (saxofone e flauta) e Marcelo Rodolfo (voz). Em 2009, lançou o CD "Cantado", com composições próprias, como "Por trás do umbigo" e "Nem parecia", ambas em parceria com Edu Krieger, "Guerra é guerra" e "O sanfoneiro", escritas a quatro mãos com Sérgio Ricardo.