RSS RSS: receba as notícias


Orquestra Sinfônica da UFF homenageia Dorival Caymmi e compositores da Bahia
20/10/2014
Fernanda Atalla (Estagiária de Estudos de Mídia - SCS) / Divulgação Centro de Artes UFF

Em 22 de outubro, às 20h, a Orquestra Sinfônica da UFF (OSN-UFF) realizará o concerto “Acontece que sou baiano” e fará homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, com repertório que reúne obras do músico e de outros compositores da Bahia. A regência é do maestro convidado Lanfranco Marcelletti Jr., e a orquestra terá ainda a companhia da solista Rosa Passos (voz), do pianista Gilson Peranzzetta e do contrabaixista Zeca Assumpção.

A primeira parte do programa é dedicada aos compositores Paulo Rios Filho, Wellington Gomes e Lindembergue Cardoso. O soteropolitano Rios terá sua composição “Mau” interpretada pelos músicos da OSN-UFF, seguida por “Alabalaxé”, de Gomes, natural de Feira de Santana, e “Rapsódia Baiana op. 85”, de Cardoso, nascido em Livramento de Nossa Senhora e morto em Salvador, em 1989. Depois do intervalo, as composições de Caymmi entram em cena com arranjos e orquestrações de Peranzzetta. “Das rosas”, “João Valentão”, “Marina”, “Morena do mar”, “O bem do mar” e “Vatapá” foram as canções do músico escolhidas pela orquestra para o repertório.

Nascido em Salvador em 1914, Caymmi tornou-se um dos principais nomes do samba e da bossa nova e entrou para a história da música brasileira. Cantor, compositor e violonista, cantou a Bahia durante toda a sua carreira: o povo, a cultura e a sonoridade do estado aparecem em obras como “O que é que a baiana tem?”, imortalizada por Carmen Miranda, “Maracangalha” e “Oração de Mãe Menininha”, gravada por Gal Costa e Maria Bethânia, em que Caymmi homenageia Mãe Menininha do Gantois, de quem era filho de santo. Caymmi faleceu em 2008, no Rio de Janeiro, e deixou um grande legado para os músicos do país e de todo o mundo.

O concerto é gratuito e será realizado no Espaço Tom Jobim, Rua Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico, Rio de janeiro.











UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)