RSS RSS: receba as notícias


Livro sobre José do Patrocínio e imprensa abolicionista será lançado no dia 8
1º/10/2014
Fernanda Atalla (Estagiária de Estudos de Mídia - SCS) / Divulgação Editora da UFF

O historiador e professor da UFF Humberto Machado lançará o livro “Palavras e brados: José do Patrocínio e a imprensa abolicionista no Rio” no dia 8 de outubro, às 19h, na Blooks Livraria, Praia do Botafogo, 316, Rio de Janeiro.

Publicada pela Editora da UFF (Eduff), a obra conta a história de José do Patrocínio, jornalista negro do período escravocrata do Rio de Janeiro e um dos personagens mais complexos e reveladores da História do Brasil.

Filho de escrava com o padre Vigário de Campos dos Goytacazes, o personagem rompeu com as barreiras raciais e entrou no mundo da corte. Sua vida, seus escritos e seus jornais servem de guia para o estudo do processo abolicionista na cidade do Rio de Janeiro.

Em “Palavras e brados”, o autor analisa principalmente a crise no sistema escravista, apresentando material garimpado nos principais jornais da época e lastreado em numerosa documentação de arquivo.

Segundo Machado, o livro é focado em três figuras fundamentais que contribuíram para a campanha abolicionista no Rio de Janeiro: José do Patrocínio, a imprensa e os intelectuais da época. Para ele, a obra é voltada não só para o público acadêmico da área, mas também para qualquer pessoa leiga no assunto. “‘Palavras e brados’ é importante para analisarmos e questionarmos situações que até hoje não foram resolvidas, como a do negro, que ainda sofre tanto preconceito”, afirma o autor.











UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)