Instituto de Física promove evento 'Quinta e Ciência' no dia 16 de outubro
9/10/2014
Renata Cunha

"Quinta e Ciência" é um projeto da Biblioteca Professora Maria Teresa Thomaz, do Instituto de Física (IF), realizado nas terceiras quintas-feiras dos semestres letivos. Sua próxima edição será no dia 16 de outubro, a partir das 18h, com as palestras: "Inventar com a Diferença", ministrada por João Luiz Leocádio, professor do Departamento de Cinema e Vídeo, e "Diversidade na universidade transformando sonhos em esperanças", por Plácido Barbosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e coordenador do projeto Pré-Universitário Popular da UFF. A Biblioteca do IF fica na Av. General Milton Tavares de Souza s/n, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói. A entrada é gratuita, e os organizadores fornecerão certificado de participação.

O projeto "Inventar com a Diferença" reúne professores, estudantes, pesquisadores e agentes culturais para atuar em escolas públicas em todo território brasileiro tratando do tema "Cinema e direitos humanos". No primeiro semestre de 2014, envolveu cerca de 4 mil alunos e 460 professores em 250 escolas, em todos os níveis. O trabalho é uma parceria do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

O Pré-Universitário Popular é um projeto de extensão da Escola de Engenharia da UFF que visa atender a pessoas de baixa renda de Niterói e de comunidades adjacentes. Oferece cursos preparatórios nos dias úteis, à noite, e aos sábados. Em sua proposta pedagógica busca o favorecimento de situações que contribuam para a construção da consciência crítica, a partir do estímulo ao raciocínio, a análise do contexto social, a interpretação do mundo e dos fatos relevantes na sociedade contemporânea.