Huap recebe representantes da sociedade para visita guiada
6/10/2014
Renata Cunha (SCS) / Divulgação Huap

A convite da direção do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (Achuap), empresários, jornalistas, assistentes sociais, advogados, membros da Achuap e representantes de outros segmentos da sociedade de Niterói foram recebidos no hospital para uma visita guiada no mês de setembro.

Os visitantes estiveram em setores cujas obras foram recentemente concluídas e puderam constatar as intervenções realizadas na Unidade Coronariana, no Serviço de Infectologia (DIP), e na Oncologia, bem como o atendimento a pacientes no setor de emergência, hoje referenciada e regulada, e não fechada. Além disso, estiveram no Serviço de Radiologia, que hoje se encontra equipado com aparelho de ressonância magnética e recursos para o diagnóstico por imagem.

"O hospital estava decadente e hoje observo a recuperação total, física e financeira, o que foi muito importante", avaliou o jornalista Carlos Ruas. O empresário Normando Campochão lembrou o hospital nos anos 50 e comentou sobre o estado de degradação em que o Huap se encontrava há alguns anos, com dívidas e carências. O empresário ressaltou ser notório o esforço, a capacidade e competência da atual administração do hospital, responsável por todas essas melhorias. A colaboradora da Achuap Maria Marlie Cruz, que participou da inauguração do hospital na década de 50, recordou o período em que o hospital pertenceu à Prefeitura de Niterói, e alguns anos depois, ao governo federal, quando passou a atender a Região Metropolitana 2.

Participou também da visita a vice-coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria Reinalda Souza de Oliveira, que destacou o serviço de assistência religiosa feita no hospital junto aos pacientes. "A humanização do atendimento é grandiosa, melhorando a qualidade do serviço em prol dos pacientes", afirmou. A diretora da Achuap, Rita Rivello, destacou o papel do Huap como espaço acadêmico, para atendimentos de média e de alta complexidades, busca de diagnóstico, pesquisas e tratamentos especializados, em complementação ao trabalho da rede de atenção básica, dos municípios vinculados à Região Metropolitana 2.

Para realizar a visita guiada no Huap, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (21) 2629-9391 ou 2629-9454.

Trabalho de reforma e ampliação do Huap continua

O hospital tem ainda outras obras em andamento. Dentre elas, está a reforma e ampliação do complexo ambulatorial, que ganhará um segundo pavimento e a ampliação de sua área em aproximadamente mais mil metros quadrados, o que corresponde a cerca de 40% do espaço físico atual, totalizando 3.350 metros quadrados de área reformada e ampliada.

O projeto prevê 81 consultórios e salas de exame, a reestruturação das salas de pequenas cirurgias para o Centro Cirúrgico Ambulatorial, projeção de um bloco de enfermagem com sala de curativos, construção de sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação, salas de serviços e salas de reunião para estudo e discussão de casos clínicos. No espaço do ambulatório, estarão dispostos balcões informativos para orientação e atendimento aos pacientes e salas de espera amplas e confortáveis, o que proporcionará a melhora do fluxo existente, além de gerar rotas de fuga alternativas.