RSS RSS: receba as notícias


Exposição em Rio das Ostras comemora centenário de Dorival Caymmi
17/10/2014

A Biblioteca do Campus de Rio das Ostras promove, até o dia 5 de dezembro, a exposição "O que é que a Baiana Tem?", em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi. A mostra foi inaugurada em 13 de outubro, como parte da programação da Agenda Acadêmica 2014. O endereço é Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista.

A exposição traz ao público a discografia e curiosidades sobre o artista, como as novelas nas quais suas composições fizeram parte da trilha sonora e cartazes com letras de canções clássicas como “Rosa Morena” (1942), “Marina” (1947), “Não Tem Solução” (1952), “João Valentão” (1953) e “Maracangalha” (1956).

A música-título da exposição foi incluída como tema do filme “Banana da Terra” (1938), tornando-se sucesso nacional e internacional, impulsionando a carreira de Caymmi como artista e consagrando internacionalmente a cantora Carmem Miranda, que gravou a canção e criou o figurino de roupas rendadas e balangandãs que marcou definitivamente a sua carreira.

Cantor e compositor de música popular brasileira, pintor, desenhista e ator, nascido em Salvador, Bahia, ele é um dos maiores compositores de sucesso de toda a história nacional. Suas letras e melodias retratam o mar, a labuta dos pescadores, o dia a dia do povo, a graça das mulheres e a divindade dos orixás, representando um canto de amor à Bahia.











UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)