Amanda Oliveira

Reitor Roberto Salles e comunidade do instituto participaram
do descerramento da placa de inauguração

O complexo esportivo é composto por uma piscina
semiolímpica e um prédio de dois andares

Complexo esportivo do Instituto de Educação Física é inaugurado
3/10/2014
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 3 de outubro, o complexo esportivo do Instituto de Educação Física. O espaço é composto por uma piscina semiolímpica e um prédio de dois andares, sendo o térreo composto por vestiários masculino e feminino e o andar superior uma área multiuso para atividades como musculação, danças, lutas e discussões teóricas.

O diretor do Instituto de Educação Física, Waldyr de Castro, lembrou a importância das novas instalações para o departamento, que se tornou instituto, que completará 40 anos em agosto do ano que vem. “Eu quero primeiro saudar todos que contribuíram para a construção deste prédio, e em especial os que se preocupam com a formação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Hoje inauguramos este prédio, mais uma importante conquista”.

O reitor Roberto Salles destacou a importância das novas instalações para a universidade, que continua em expansão, e lembrou a melhoria na infraestrutura do instituto nos últimos anos. “A mudança foi significativa ao longo dos últimos oito anos. Hoje a UFF é outra, e podemos dizer que somos a universidade mais inclusiva do país”, afirmou.

O Departamento de Educação Física na UFF, hoje ampliado para instituto, foi fundado em 1975, para atender a uma determinação do Ministério da Educação, que estipulava a obrigatoriedade da prática esportiva para alunos de graduação das universidades federais. O instituto oferece uma pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar, criada em 1991 e que já formou mais de mil profissionais. Em 2007 foi criada a licenciatura. “Estamos voltados para a escola pública e às parcelas mais necessitadas da nossa população, dentre elas, crianças das classes populares, deficientes e idosos”, afirmou o diretor.