UFF promove 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
11/10/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Dar visibilidade a produções audiovisuais com a temática dos Direitos Humanos. Esse é o objetivo da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul que percorrerá as 26 capitais do país e o Distrito Federal entre os dias 3 de novembro e 20 de dezembro, além de alcançar mil pontos de exibição, fora das capitais, por meio do Projeto Democratizando, no período de janeiro a março de 2015.

Ao todo serão exibidos 41 filmes sobre a ditadura militar no país, o enfrentamento da homofobia e a cultura LGBT, as questões culturais e territoriais da população indígena, os direitos das pessoas com deficiência, entre outros. A entrada é gratuita. A 9ª Mostra é inclusiva, exibindo filmes com sistema “closed caption” e realizando sessões especiais com audiodescrição para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual.

As sessões serão “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”. Compõem a “Mostra Competitiva” 24 obras audiovisuais realizadas na América Latina, Ásia e África que se destacaram entre as 238 inscritas. O documentário “Pelas Janelas”, produzido por alunos da UFF a respeito do Inventar, também ganhará primeira projeção pública.

No Rio de Janeiro, as exibições serão realizadas entre os dias 12 e 16 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, Cinema I, Rua Primeiro de Março, 66, Centro. A abertura será no dia 11 de novembro, somente para convidados.

Confira a programação do Rio de Janeiro.

A mostra é uma realização da Universidade Federal Fluminense, através do Departamento de Cinema e Vídeo, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outras informações no endereço www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2014.