Foto: Mia Nascimento

Reitor Roberto Salles descerra a placa de inauguração

Centro de Atenção à Saúde do Idoso e do Cuidador é inaugurado
31/10/2014
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 30 de outubro, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e do Cuidador (Easic) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da UFF.

Localizado na Rua Jansen de Mello, 174, Centro, Niterói, o espaço conta com quatro consultórios, sala de reunião, sala de esterilização, área externa com jardim e uma recepção, totalizando 288 metros quadrados de área construída.

O centro faz parte do programa de extensão “A Enfermagem na atenção à saúde do idoso e seus cuidadores” da EEAAC, e promoverá atividades como visitas, consultas, serviço farmacêutico, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, neurologia, dermatologia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social, atendimento ambulatorial, oficinas de teatro, pintura, educação física, artesanato, coral e outras que visam estimular a qualidade de vida e a autoestima do idoso, além de oferecer sessões de terapia e cursos para os cuidadores.

A coordenadora do centro de atenção, Selma Sá, fez um breve histórico da criação da unidade, e agradeceu o empenho do reitor Roberto Salles para a realização do projeto. “É com grande prazer que recebemos todos aqui. Esse projeto começou há 16 anos e hoje temos uma equipe pronta para encarar novos desafios. O espaço está aberto para receber os idosos e seus cuidadores”, afirmou.

O reitor Roberto Salles ressaltou a importância do centro e a atividade que será realizada no local. “Esse é um espaço especial, pois o país tem a cada dia mais idosos e, junto com outras ações que estamos fazendo, dará maior qualidade de vida à população”, destacou.

A cerimônia contou também com a presença do pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira e Silva; da chefe do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração, Deise Soares, e da vice-diretora da Escola de Enfermagem, Marilda Andrade.