Fotos: Jéssica Rocha

Assessor especial Humberto Machado falou sobre o crescimento da Escola de Enfermagem na UFF

Presidente da Abenfo Nacional, Valdecyr Herdy Alves, discursou sobre a importância do acompanhamento dos enfermeiros durante a gestação

Diretora da EEAAC, Ana Lúcia Abrahão, na abertura da cerimônia

Lançamento do selo comemorativo pelos 70 anos da EEAAC

Ex-alunas das primeiras turmas da Escola de Enfermagem em roda de conversa

Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa comemora 70 anos
20/10/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

No dia 16 de outubro, a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (Eeaac) celebrou os 70 anos de sua criação em evento festivo, na Casa da Amizade, em São Francisco, Niterói. A cerimônia marcou o lançamento do selo comemorativo de 70 anos de fundação da Eeacc, que será distribuído por todo o território nacional em parceria com os Correios.

O evento também contou com uma roda de conversa com ex-alunas das primeiras turmas da Escola de Enfermagem, que conviveram com a professora Aurora de Afonso Costa, fundadora da Eeaac. A criação e trajetória da instituição foram apresentadas por meio de fotos e depoimentos.

Participaram da mesa de abertura o assessor especial Humberto Machado, representando o reitor; a diretora da Escola de Enfermagem, Ana Lúcia Abrahão; a vice-diretora da Eeaac, Marilda Andrade; o presidente nacional da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, Valdecyr Herdy Alves; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro (Abenfo), Sonia Maria Alves; e a enfermeira e deputada estadual Rejane Almeida.

Em sua fala, a diretora da Eeaac argumentou que o fato de a Escola de Enfermagem ser a principal instituição pública de ensino no Leste Fluminense aumenta a responsabilidade de devolver à população de Niterói e municípios vizinhos o conhecimento que é feito dentro da faculdade. “Formar enfermeiros responsáveis, éticos e principalmente voltados para a questão da vida e do cuidado com o outro é o objetivo da Escola de Enfermagem aqui na UFF”, afirmou Ana Lúcia.

O presidente nacional da Abenfo defendeu o papel político da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa na luta por melhorias na Região Metropolitana 2, que abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. “A UFF é uma grande fortaleza para um redesenho da lógica assistencial do cuidado na modificação de políticas públicas de saúde.”, enfatizou.

Para o assessor especial do reitor Humberto Machado, destacar o crescimento da Eeaac nos últimos anos é fazer um paralelo a própria expansão da UFF e das instituições federais de ensino superior no país. “Há dez anos, cerca de cinco mil alunos ingressavam na universidade, frente aos 12 mil que entram hoje. O número dos cursos de graduação dobrou, a produção acadêmica e científica cresceu, assim como a produção de livros. E a Escola de Enfermagem participou ativamente desse processo”, informou.

Em reconhecimento pelos 70 anos da Eeaac, a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Uni-Rio, Almerinda Moreira, presenteou a instituição da UFF com uma placa. “Em nome do corpo social da nossa escola, trouxe uma lembrança em homenagem à história da escola pela formação de enfermeiros e à contribuição para a construção do conhecimento em enfermagem”, ressaltou. A EEAP tem 124 anos de atividade.

Com mais de 500 alunos na graduação em diferentes frentes de trabalho, a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa teve seus cursos de especialização, residência, pesquisa e extensão ampliados. Atualmente, a faculdade tem três programas de pós-graduação, incluindo cursos de mestrado e doutorado.

Selo comemorativo da Eeaac conta com quatro opções de imagens históricas

A iniciativa de circular o conceito dos 70 anos da Eeaac no Brasil inteiro surgiu em 2013, dentro do colegiado de unidade do curso. A proposta do selo comemorativo partiu do professor Cosme Baptista, atualmente aposentado, que efetivou a parceria com os Correios em Niterói. “O selo comemorativo é histórico e um marco na nossa trajetória. Parabéns à Escola de Enfermagem, à enfermagem fluminense e a todos nós, enfermeiros, que lutamos por transformar cada vez mais esse cenário caótico, em um cenário pelo menos mais salubre”, disse Baptista.

O selo oficial da Escola de Enfermagem foi lançado em quatro versões de imagens: a fotografia da frente e lateral da primeira sede da Escola de Enfermagem, em Charitas, que atualmente é o prédio do Arquivo Central da UFF; duas datas importantes na história da faculdade: 1944, data em que foi fundada, e 2014, na qual se comemora os 70 anos; o nome da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, com o numeral “70” seguido da palavra “anos”.