Fotos: Patrick Rosa

Estudantes apresentam seus trabalhos
nos pilotis do Bloco A do Gragoatá

Projeto Conheça a UFF marcou presença na Agenda Acadêmica
Agenda Acadêmica 2014: 732 atividades promovidas e mais de mil trabalhos apresentados
16 /10/2014
Jéssica Rocha, Mia Nascimento e Patrick Rosa (Estagiários de Jornalismo)

A edição deste ano da Agenda Acadêmica já promoveu mais de 600 atividades em três dias de evento. Nesta quinta-feira, 199 ações serão realizadas no penúltimo dia da Agenda, que termina na sexta-feira, 17 de outubro, com a premiação dos vencedores. Ao todo, 732 ações serão desenvolvidas e mais de mil trabalhos apresentados na semana.

A cerimônia de encerramento da Agenda Acadêmica ocorre nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 16h, no Campus do Gragoatá, com a premiação dos três primeiros colocados em cada categoria.

Realizado durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que em 2014 tem como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o evento é organizado numa parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex); de Assuntos Estudantis (Proaes); de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi); e de Graduação (Prograd).

Na edição deste ano, a Proex realizou a Semana de Extensão, que premia os melhores projetos extensionistas da universidade. A Proppi trouxe cerca de 900 trabalhos do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), em que os alunos da graduação apresentaram os resultados de suas pesquisas durante o ano e concorreram ao Prêmio Vasconcellos Torres de Iniciação à Ciência.

Já a Agência de Inovação (Agir) promoveu o Seminário de Iniciação à Inovação, que neste ano teve mais de cem trabalhos inscritos, e objetiva o desenvolvimento de pesquisas para a criação de novos produtos. A Agir também trouxe para o evento a “Tenda de Inovação”, que promoveu gincanas e atividades para estudantes do ensino fundamental e médio e da graduação em Engenharia.

A Proaes promoveu uma mostra de projetos, práticas artísticas e produções estudantis na Semana de Desenvolvimento Acadêmico, que traz os projetos dos alunos-bolsistas da universidade. E a Prograd desenvolveu atividades relacionadas ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid) voltadas para os cursos de licenciatura, promovendo a Semana de Monitoria, que em 2014 recebeu a inscrição de 295 trabalhos.

Participação do Coluni é a grande novidade

A edição deste ano contou também com a participação dos alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) que apresentaram seus trabalhos nos blocos B e C do Campus do Gragoatá.

Os estudantes mostraram diversas ações nas áreas de ciências humanas, saúde, ciências biológicas e exatas. Para a diretora do Coluni, Iduína Mont'Alverne, a oportunidade de participar da Agenda Acadêmica é muito importante para o desenvolvimento e incentivo à pesquisa dos estudantes. “Essa é uma ótima oportunidade para os alunos, pois eles se sentem integrados à universidade e motivados para seguir a carreira de pesquisador. É importante também porque a instituição passa a conhecer o trabalho que é desenvolvido no Coluni”, afirmou a diretora. A instituição contou também com a exposição de trabalhos do Projeto Pibiquinho, que oferece bolsas de iniciação científica no valor de R$ 200 para os alunos da unidade. Cerca de 350 estudantes do colégio participaram do evento.