Odontologia de Nova Friburgo lança projeto pioneiro para sustentabilidade
25/9/2014
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

A Faculdade de Odontologia da UFF em Nova Friburgo lança, no dia 26 de setembro, um projeto para implantação de separadores de mercúrio dos amálgamas dentários nas instalações do curso.

Desenvolvida em parceria com a instituição norte-americana Dental Recycling International, a iniciativa é a primeira a levar a tecnologia de separação para um curso de Odontologia no país e possibilitará o tratamento e a reciclagem dos resíduos gerados no processo de fragmentação do material.

O amálgama é uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com outros metais. Em tratamentos dentários, é usado na restauração e para o preenchimento de cavidades irregulares.

A odontologia é responsável por mais de 50 % das emissões de mercúrio em áreas urbanas. O objetivo do projeto é garantir que os resíduos gerados pela remoção de restaurações de amálgama com defeito sejam eliminados de forma ambientalmente correta e que parte destes resíduos sejam armazenados para reutilização em diversos processos.

"A odontologia é uma parte importante da vida brasileira e deve assumir uma responsabilidade ativa no desenvolvimento sustentável da nossa sociedade", disse o diretor do Núcleo Universitário de Normas Técnicas na Odontologia do Campus Universitário de Nova Friburgo, Cláudio Fernandes.

Despejado no meio ambiente, o mercúrio pode representar vários problemas para a população. A contaminação por ingestão pode ocasionar diarreia, sangramentos e até demência. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo causar lesões leves e até vida vegetativa ou morte, conforme a concentração.

Outras informações na página http://www.uff.br/punf/.