RSS RSS: receba as notícias


Professoras da UFF participam de simpósio no Inca
16/9/2014
Amanda Oliveira, Jéssica Rocha e Patrick Rosa (Estagiários de Jornalismo)

A professora emérita da UFF Ismênia Martins participou da conferência de abertura do Simpósio Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas, realizado no Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos dias 13 e 14 de agosto. A UFF também foi representada pela professora do Instituto de Matemática e Estatística Cecília Fernandez, da comissão científica e organizadora do evento.

Ismênia Martins é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, especialista em História do Brasil com ênfase no Segundo Reinado e na Primeira República e no campo da História socioeconômica. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

Cecília Fernandez é doutora em Análise Complexa em Dimensão Infinita pela Kent State University, dos Estados Unidos, e atuou nos programas de pós-graduação da UFF nas áreas de geologia, geofísica marinha e geoquímica. Atualmente, é credenciada como participante externo da pós-graduação em Biologia Marinha da UFF e colaboradora do grupo de pesquisa do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca.

O simpósio foi o primeiro de caráter totalmente científico a ser realizado sobre gênero e teve como objetivo reunir pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento para divulgação de suas linhas de trabalho, a fim de atrair jovens alunas para a esfera da ciência.

A carreira científica não tem sido fácil para ambos os sexos, mas a situação é ainda pior para as mulheres. Segundo a professora Cecília Fernandez, as mulheres são raras nas ciências exatas. "A situação se agrava nas áreas de física, engenharias e matemática. No Instituto de Matemática e Estatística da UFF, temos apenas uma mulher que é bolsista do CNPq. No Instituto de Matemática Pura e Aplicada, apenas uma mulher integra o quadro docente da instituição", afirmou.








UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)