Reitor e vice-reitor participam de encontro com representantes do ensino superior francês
16/9/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

O reitor Roberto Salles e o vice-reitor Sidney Mello se reuniram com representantes dos ensinos superiores brasileiro e francês, na embaixada do Brasil na França. Na ocasião foi discutida a interface do intercâmbio com a França nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O Instituto de Linguagem, Cognição e Computação (ILCC) acaba de ganhar um computador de alto desempenho, no contexto do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), em que a UFF está inserida e é grande usuária.

No encontro também foi discutido o tema Brasil/França no Ciência sem Fronteiras do governo federal, levantado pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. Segundo Salles, a reunião trará importantes avanços para a UFF e o Brasil.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; o diretor do ILCC, Pedro Dias; o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Luiz Pedro Jutuca; e o representante do Instituto Pasteur, Vincent Brignol.

UFF e IRD

O diretor-geral de pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França (IRD), Bernard Dreyfus, também esteve na embaixada brasileira. A cooperação entre a UFF e o IRD é histórica e permite hoje a existência do Laboratório Misto Internacional Paleotraces (LMI) e diversos projetos de cooperação bilateral por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IRD.

A visita teve como objetivo consolidar a pesquisa na paleoclimatologia e ciências do mar.