Fotos: Mia Nascimento

A professora homenageada Gesmar Volga Herdy
Docentes de Medicina recebem título de Professor Emérito da UFF
5/9/2014
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

Os docentes Edson dos Santos Marchiori, Gesmar Volga Haddad Herdy e José Augusto Soares Pantaleão, da Faculdade de Medicina, receberam nesta quarta-feira, em cerimônia no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), o título de Professor Emérito da UFF.

Concedido a professores de grande competência e notório saber, o título é um reconhecimento para os profissionais que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e pelos seus relevantes serviços prestados à ciência e em prol da instituição.

Reconhecimento

Graduado em Medicina pela UFF, José Augusto Soares Pantaleão lembrou sua trajetória como professor na universidade, na qual ingressou como auxiliar de ensino em 1966, e dedicou a homenagem aos alunos. “Quando ingressei na universidade, tudo que eu queria era dar aulas. Acho que ninguém planeja ser Professor Emérito, isso é uma consequência do trabalho. Dedico esta honra aos meus alunos, aos profissionais que trabalharam comigo e à minha família e fico feliz por recebê-lo junto com os meus colegas”, disse. Pantaleão é mestre em Ginecologia e doutor em Patologia Investigativa. Atualmente é médico e professor voluntário do Serviço de Ginecologia do Huap.

Também graduado pela universidade, Edson dos Santos Marchiori tem mestrado e doutorado em Radiologia. É autor de mais de 700 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior e orientou cerca de 140 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em 2009 recebeu o Prêmio UFF de Excelência Científica, concedido aos três docentes que mais se destacaram como líderes de pesquisa nas suas áreas de conhecimento. Para ele, o mais importante sempre foi orientar e dar aulas, e o título é uma honra inesperada. "O mais importante para um professor é a motivação e o prazer de dar uma aula, de ver um caso interessante, de ajudar um aluno a escrever uma tese científica. E o mais importante ainda é participar da formação de pessoas", disse Marchiori.

Já a professora Gesmar Volga Haddad Herdy é graduada em Pediatria pela UFF e doutora em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da universidade, trabalha também no Ambulatório de Cardiopediatria do Huap. Possui 42 publicações nacionais e internacionais e orientou 23 dissertações de mestrado. Foi ainda coordenadora do mestrado em Pediatria entre 1987 e 2006. Em seu discurso ela destacou a família e os esforços que seus pais fizeram para que pudesse ter acesso a boa educação. “Nada disso seria possível sem o apoio, respeito e amizade de todos os funcionários com quem trabalhei, dos reitores, pró-reitores e diretores que passaram por esta universidade. Agradeço também aos meus pais, que sempre fizeram tudo para que eu vencesse”, afirmou.

Os professores receberam a medalha das mãos do reitor Roberto Salles. Estiveram presentes na cerimônia o ex-reitor José Raimundo Romêo, o diretor da Faculdade de Medicina, José Carlos Trugilho, e o diretor-geral do Huap, Tarcísio Rivello.