Nufipe realiza seminário e lançamento de livro
17/9/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

O Núcleo de Filosofia, Política e Educação (Nufipe) promove nos dias 23 e 24 de setembro o Seminário Filosofia, Estética e Sociedade, na Faculdade de Educação, Campus do Gragoatá, Bloco D, sala 318, São Domingos, Niterói.

O seminário tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de extensão realizado desde 2006 e, assim, ampliar a experiência pedagógica caracterizada pela articulação entre a filosofia, as artes e as ciências humanas.

Lançamento da coletânea ‘Filosofia da história’


Nesta terça-feira, 23 de setembro, às 20h, será lançada a coletânea "Filosofia da História: crise e reflexão em três ensaios", com organização de Giovanni Semeraro e Martha D'Angelo, no mesmo local.

Além dos artigos assinados pelos organizadores da obra, o livro traz, na abertura, o texto do filósofo italiano Domenico Losurdo, professor da Universidade de Urbino. Losurdo faz uma instigante análise da chave de leitura psicopatológica utilizada para explicar a grande crise histórica que agita o mundo desde a Revolução Francesa até os dias atuais.

Semeraro investiga questões filosóficas inerentes ao movimento da história e apresenta as contribuições de Antonio Gramsci para o aprofundamento dessa temática, indicando suas ligações com as lutas políticas. A professora Martha D’Angelo suscita a discussão sobre as relações memória-esquecimento e mito-utopia, a partir dos conceitos de experiência e história de Walter Benjamin, observando a incidência desses pares nas práticas sociais.

A coletânea pretende contribuir, de maneira substantiva, para estudos e pesquisas na área de ciências humanas, especialmente trabalhos relacionados à teoria da História e filosofia.

Confira a programação.
















RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)