Palestra com Leonardo Boff sobre transdisciplinaridade

O evento contou com grande público no auditório
Evento discute políticas públicas de extensão universitária e o Proext na UFF
22/9/2014

Entre os dias 15 e 17 de setembro, no Auditório do Instituto Biomédico, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Escola de Extensão, realizou o Encontro "Políticas Públicas de Extensão Universitária – O Proext na UFF".

O evento teve como objetivo discutir e refletir sobre a participação da UFF no Programa de Extensão Universitária (Proext). Criado em 2003, o Proext é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), que, por meio de edital, desenvolve parcerias com as instituições públicas de ensino superior, mediante a seleção de programas e projetos de extensão universitária.

Com ênfase na troca de experiências, o evento reuniu múltiplos atores internos e externos à instituição: docentes, discentes, bolsistas de extensão universitária, comunidades envolvidas, representantes do MEC e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

Durante os três dias foram expostos pôsteres e produtos da extensão e relatadas experiências das práticas extensionistas da universidade. Também foi realizada uma mesa abordando os impactos do Proext nas universidades, com apresentação do programa e grupos de trabalho avaliando seus pontos fortes e dificuldades, além de uma conferência.

O conferencista convidado para o encontro foi o teólogo, escritor e professor universitário, Leonardo Boff, que abordou o tema "Transdisciplinaridade, junção do Saber Acadêmico com o Saber Popular". Boff é Doutor Honoris Causa em Política pela Universidade de Turim, na Itália, e professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor emérito.

O professor é adepto da extensão universitária no Brasil, pois vê para o jovem a oportunidade de amadurecer intelectualmente e se transformar em um agente de mudanças sociais. "A extensão abre a universidade à realidade, pois permite ao estudante experimentar, testar seu conhecimento, incorporar conhecimentos novos e trazê-los de volta à instituição", afirmou.