Divulgação: Huap

O diretor-geral do Huap, Tarcisio Rivello e a Comissão de Urgência e Emergência dos Municípios da Região Metropolitana

Direção do Huap se reúne com a Comissão de Urgência e Emergência dos Municípios da Região Metropolitana 2
16/9/2014
Divulgação Huap e SCS


O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) sediou, dia 15 de setembro, reunião de trabalho entre a direção do Huap e os representantes das secretarias de Saúde da Região Metropolitana 2, que abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. O encontro teve o intuito de estabelecer os critérios de atendimento, baseado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) de hierarquização do sistema e de referência e contrarreferência do paciente para garantir ao cidadão acesso aos serviços do sistema público de saúde.

Conforme acordado na reunião com a Comissão de Urgência e Emergência dos municípios, foram discutidos os tipos de procedimentos que serão referenciados para o Huap e os que serão contrarreferenciados para os municípios. O Huap funciona como uma unidade de emergência regulada e referenciada, isto é, não atende a demandas espontâneas, mas a encaminhamentos de outras unidades de saúde, por meio de uma central de regulação e também pelo setor ambulatorial do próprio hospital, em razão da sua especificidade como hospital universitário e contratualização com o SUS.

O modelo de gestão adotado em 2008 está em consonância com os conceitos de hierarquização e referência e contrarreferência prevista pelo SUS na Política Nacional de Urgência e Emergência e no Plano Estadual de Atendimentos às Urgências e Emergências.

Estiveram presentes na reunião o diretor médico do Huap, Haberlandh Sodré; o diretor-geral do Huap, Tarcisio Rivello; a secretária de Saúde de Niterói, Solange Regina de Oliveira; o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson dos Santos; a coordenadora de Urgência e Emergência de Silva Jardim, Flávia Kiuchi; a subsecretária de Saúde de Silva Jardim, Tereza Fernandes; e o chefe do Serviço de Emergência do Huap, Anibal Dragão.









RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)