Alunos da UFF conquistam primeiro lugar em curso na China
29/9/2014
Amanda Oliveira (Estagiária de Jornalismo)

O trabalho da comissão da UFF alcançou, neste mês, o primeiro lugar no curso de verão "Environment and Sustainable Development" ("Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável") do Programa Top China Santander 2014, na Universidade Shanghai Jiao Tong, na China.

A atividade foi um intercâmbio acadêmico e cultural entre as principais universidades chinesas, Shanghai Jiao Tong e Beijing, e 24 universidades brasileiras. A equipe representante da UFF, escolhida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), contou com a participação dos estudantes de graduação Ana Caroline Soares de Paula (Engenharia Elétrica), Arthur Cardoso dos Santos (Engenharia de Produção, Campus de Rio das Ostras), Letícia da Cunha Mose Ferreira (Geografia), Nívia Duarte Santos de Macedo (Engenharia Civil) e Raquel Gerhardt Gomes Boechat (Engenharia de Produção, Campus de Volta Redonda). e da coordenadora do Programa Fitoterápico Farmácia Viva, da Faculdade de Farmácia, Thelma Machado.

Ao fim do curso, os cinco estudantes da UFF formaram uma equipe com três estudantes chineses da Jiao Tong University para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, sob a coordenação da professora Thelma Machado. O trabalho da equipe intitulado "Sustainable until death" ("Sustentável até a morte") tratou de aspectos culturais relacionados às tradições chinesas e brasileiras, homenageando seus ancestrais, com foco na otimização da utilização de espaços e no tratamento ambiental, propondo diferentes soluções sustentáveis para o meio ambiente e para os problemas relacionados ao tema.

Os estudantes participaram de atividades acadêmicas coordenadas por professores brasileiros e chineses, com aulas teóricas sobre temas relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e aulas de mandarim e caligrafia chinesa. Ainda na agenda do curso, os participantes visitaram museus, jardins e templos sagrados nas cidades de Shanghai, Hangdzou, Zhujiajiao e Beijing, e conheceram as Grandes Muralhas da China e Cidade Proibida.