Fotos: Paula Fernandes

Tereza Machado na apresentação que abriu a cerimônia

Luiz Augusto Vasconcellos, Rodrigo Neves, Roberto Salles, Paulo Speller e Tereza Machado em mesa solene

Rodrigo Neves, Tereza Machado, Paulo Speller, Luiz Augusto Vasconcellos e Roberto Salles no descerramento da placa

Centro de Artes UFF é reinaugurado com casa cheia
10/9/2014
Jéssica Rocha, Mia Nascimento e Patrick Rosa (Estagiários de Jornalismo)

A Universidade Federal Fluminense reinaugurou, na última sexta-feira, 5 de setembro, o Centro de Artes UFF (Ceart), após amplo processo de reforma e modernização. O espaço abriga o Teatro, a Galeria de Arte, o Espaço Aberto e o Espaço UFF de Fotografia, além do Cine Arte UFF, e fica na Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. O Ceart entregou oficialmente os novos espaços, que receberão exposições, shows, concertos, filmes, peças teatrais e outras manifestações artísticas, retomando a posição de polo de produção e difusão cultural na cidade de Niterói.

A solenidade foi iniciada com a apresentação musical de Tereza Machado, superintendente do Centro de Artes. Em seguida, um vídeo exibiu as diferentes etapas da obra. Fizeram parte da mesa solene, além do reitor Roberto Salles e da superintendente do Ceart, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e o superintendente de Arquitetura e Engenharia da UFF, Luiz Augusto Vasconcellos.

Novas instalações

O Teatro da UFF conta com nova vestimenta cênica e novo sistema de refletores, que proporcionará mais economia de energia, além de completo sistema de sonorização para shows e espetáculos, espaços físicos ampliados, com camarins maiores e mais confortáveis e novos depósitos para equipamentos. A galeria, por sua vez, terá um sistema multimídia e nova iluminação para exposições.

Para conforto do público, o Ceart terá também novo sistema de refrigeração central, com possibilidade de climatização exclusiva para cada espaço, e oferecerá serviço de internet wi-fi gratuito para os frequentadores. As novas instalações do centro totalizam um investimento em torno de R$ 10 milhões.

O Cine Arte UFF, que passou por uma reconstrução, foi equipado com as mais modernas ferramentas profissionais, permitindo a exibição de filmes do circuito comercial e também produções audiovisuais alternativas, em seus diversos formatos. "A expectativa é a melhor possível, a cidade de Niterói está recebendo um centro cultural de excelência e referência. Abriremos espaços para novos artistas e faremos parcerias, que é o papel da universidade, então teremos produções grandes, mas também espaço para quem está chegando", disse a superintendente Tereza Machado.

Programação

A partir de 11 de setembro, o Ceart receberá a mostra de arte Peixe Vivo, que divulga produção de servidores e estudantes da UFF. A mostra terá exposições, shows, exibição de filmes e o tradicional UFF Debate Brasil. A programação completa pode ser conferida em www.centrodeartes.uff.br/peixevivo/agenda.html. Segundo Tereza Machado, o cinema vai estrear com o Festival de Cinema do Rio, no fim de setembro. Às segundas-feiras haverá ingressos com preços populares.

A UFF e a cultura

Speller, representando o Ministro da Educação, José Henrique Paim, destacou o trabalho e a integração das universidades federais do Rio de Janeiro e a entrega do Centro de Artes como referência em cultura para a sociedade. "Nós não temos em nenhuma universidade federal um centro de artes deste porte, é um aparato inédito em nível nacional. Parabéns à UFF por ser pioneira e estar colocando à disposição da comunidade um espaço com esta qualidade", disse Speller. De acordo com o secretário, o MEC vai continuar apoiando a universidade na próxima gestão, que inicia em novembro. "É uma universidade muito importante para nós", completou.

O reitor da UFF, Roberto Salles, declarou que a cultura é tão importante quanto a educação e destacou a atuação do ex-ministro da Educação Fernando Haddad e do atual ministro, José Henrique Paim, para a revitalização do espaço. "Não conheço em nenhuma universidade, um equipamento cultural completo desta forma. Fico feliz de poder entregá-lo para a toda a comunidade da região metropolitana e da universidade", afirmou. Salles espera que nos próximos anos a UFF cresça ainda mais em qualidade, e que no final da próxima gestão esteja entre as três melhores do país.

O reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Luiz Pedro Jutuca, disse que a reinauguração do centro resgata a possibilidade de acesso à cultura por meio da universidade e ressaltou a parceria entre as instituições. O espetáculo da Uni-Rio "The book of mormon", sucesso de público e crítica, lotou o Teatro da UFF nas semanas em que esteve em cartaz.

Além de dirigentes da universidade, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, a cerimônia contou também com a presença do diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Carlos Henrique Figueiredo Alves; o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Joaquim Werneck de Castro; o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael; os secretários de Cultura, Arthur Maia, e de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros; o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz; e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

Cinema Icaraí

Durante a cerimônia, Rodrigo Neves anunciou que a Prefeitura de Niterói pagou a última parcela da desapropriação do Cinema Icaraí e cederá para a UFF a sua parte do espaço. "Enviarei um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores doando a parte da prefeitura no Cinema Icaraí para a universidade. Tenho certeza de que teremos um trabalho integrado para a cultura, arte e educação na nossa cidade nesse espaço", disse. Na ocasião, o prefeito reiterou o compromisso de ampliar cada vez mais a parceria da prefeitura com a universidade.