Autores lançam no dia 1º de outubro o primeiro
audiolivro da Editora da UFF na Livraria Icaraí

Editora da UFF lança primeiro audiolivro sobre história dos piolhos
29/9/2014

A curiosidade de investigar temas intrigantes e torná-los acessíveis ao público fez os autores Neuza Rejane Lima, Suzete Oliveira e Phillipe Ferreira publicarem em formato inédito pela Editora da UFF (Eduff) o audiolivro "Contando a história dos piolhos". O lançamento da obra ocorre dia 1º de outubro, às 18h, na Livraria Icaraí, Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias 9, anexo, Icaraí, Niterói.

Primeiro audiolivro da Eduff, "Contando a história dos piolhos" surgiu da vontade de compartilhar com o maior número de pessoas, neste caso deficientes visuais e aqueles que não têm tempo ou disposição de parar e ler, a divulgação científica de temas incomuns e de interesse popular. De acordo com uma das autoras e também professora do Instituto de Biologia Neuza Rejane Wille, a iniciativa é fruto de pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros que buscou narrar a história dos piolhos e a sua relação com a história da humanidade.

O audiolivro descreve, por exemplo, como diferentes sociedades eliminavam os piolhos, insetos sem asas que podem causar doenças por meio da transmissão de bactérias. O livro aborda aspectos médicos e evolutivos e relata a história capilar do homem por meio do combate ao parasita.

A obra também será publicada em versão bilíngue (português/inglês): "Piolhos: fazendo a cabeça" foi aprovado pela Faperj e encontra-se em fase inicial de edição. O DVD com a versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), intitulada "Entendendo a história dos piolhos em Libras", já está em execução nos estúdios da Unitevê, canal de TV universitário de Niterói, gerido pela UFF, e conta com a participação da professora Ruth Mariani e da aluna Juliete Viana.