Alunos da UFF se classificam para final brasileira da Maratona de Programação
22/9/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

O time “Ex-nihilo”, dos alunos do Instituto de Computação, se classificou para a final brasileira da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. Além da UFF, apenas outras duas instituições do estado estão classificadas para a final, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro.

A Maratona de Programação é um evento nacional que precede a principal competição de programação de computadores do mundo, a The ACM International Collegiate Programming Contest. Juntos, os dois eventos compõem uma competição de alto nível e grande visibilidade internacional dividida em três fases: a fase regional brasileira, a final brasileira e a final mundial.

O evento é disputado por times compostos por alunos de graduação e de pós-graduação (três titulares e até um reserva). Vence o time que escrever programas de computador que resolvam a maior quantidade de problemas propostos em menos tempo. Dois times representaram a UFF na competição: “Ex-nihilo”, formado pelos alunos João Felipe Nicolaci Pimentel, Mateus Carvalho Azis, Filipe Tadeu Santiago da Silva e Marcos Pedro Ferreira Leal Silva; e pelo time “Epic”, formado pelos alunos Paulo Henrique Tavares Borges, João Lucas Rulff da Costa e Gustavo Marques Netto.

A fase regional deste ano foi realizada no dia 13 de setembro e teve como sede o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A final brasileira será realizada em Fortaleza, nos dias 7 e 8 de novembro, e a final mundial na cidade de Marrakesh, Marrocos, nos dias 16 a 21 de maio de 2015.

Para a competição regional, os times foram acompanhados pelos professores Leandro Augusto Frata Fernandes, Marcos de Oliveira Lage Ferreira e Isabel Cristina Mello Rosseti, todos do Departamento de Computação.