Fotos: Jéssica Rocha

Vice-prefeito, Axel Grael; reitor Roberto Salles,
prefeito Rodrigo Neves e o diretor do Hospital
Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivello

Reitor e prefeito de Niterói assinam protocolo de intenções para cessão de terreno
22/8/2014
Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

O reitor Roberto Salles, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, assinaram nesta sexta-feira, 22 de agosto, um protocolo de intenções para a cessão de uso do terreno anexo ao Arquivo Central da UFF para a prefeitura.

A cessão de uso é um instrumento jurídico no qual o poder público permite que um órgão ceda um imóvel para outro em regime de comodato, porém de forma gratuita, com a condição de que o mesmo seja destinado para atividade que beneficie a sociedade.

A área de 650 metros quadrados, localizada na Avenida Carlos Ermelindo Marins, no bairro Jurujuba, sediará uma unidade municipal de educação infantil com capacidade para 280 alunos. A reunião definiu também a parceria entre a instituição e a prefeitura para ações conjuntas em favor do município e da população.

Estiveram presentes à assinatura o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael; a secretária de Educação, Ciência e Cultura, Flávia Monteiro, e a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, além de representantes da universidade.

Cinema Icaraí

Durante a reunião o prefeito Rodrigo Neves afirmou que a prefeitura já pagou as desapropriações e cederá sua parte do Cinema Icaraí para a universidade: "Estou enviando na semana que vem um projeto de lei para a câmara de vereadores doando a parte da prefeitura do Cinema Icaraí pra UFF, que é o que a universidade precisa para fazer a licitação", disse.

O Cinema Icaraí foi adquirido pela UFF em 2011, e em dezembro do ano passado foi lançado o edital para a restauração, que teve a empresa Retrô como vencedora. Salles comemorou a notícia e lembrou a importância do cinema, assim como o Centro de Artes, na Reitoria, do qual faz parte o Cine Arte UFF: "Esse cinema é novo, e investimos nele porque acreditamos que a população de Niterói merece ter acesso à cultura de qualidade", afirmou.