Fotos: Rosane Fernandes

Paim analisa documento da lista tríplice

Ministro faz ligação autorizando recursos para a UFF

Reitor, ministro e secretário-executivo assitem a vídeo da UFF

Vídeo mostra prédios novos nos campi
do Gragoatá e da Praia Vermelha

Lista tríplice para escolha do reitor já está no MEC, e ministro libera recursos para a UFF
7/8/2014
Rosane Fernandes

A tarde de ontem, 6 de agosto, foi um dia importante para a UFF. O reitor Roberto Salles entregou ao ministro da Educação, José Henrique Paim, a lista tríplice com os nomes para a escolha de reitor e de vice-reitor para o período 2014-2018. O ministro também autorizou a liberação de recursos e confirmou sua presença na universidade em setembro, data em que receberá o título de Doutor Honoris Causa e participará da inauguração do Centro de Artes UFF (Ceart).

O ministro concedeu entrevista para o site da UFF e explicou que a presidente Dilma Rousseff - assim como decidia o ex-presidente Lula -, tem escolhido os candidatos eleitos na consulta à comunidade acadêmica. No caso, Sidney Luiz de Matos Mello para reitor e Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para vice-reitor. Agora, o governo tem até novembro para a homologação, mês em que se encerra a gestão de Roberto Salles e os novos dirigentes tomam posse.

A composição da lista tríplice atende às determinações da Lei nº 9.192/95 e aos termos da Resolução nº 40/2014 do Conselho Universitário (CUV) da UFF. A votação dessa lista na universidade foi homologada no dia 28 de maio, na reunião extraordinária dos três Conselhos Superiores: Universitário, de Ensino e Pesquisa e de Curadores.

Os recursos liberados, cerca de 20 milhões, serão para despesas de custeio (manutenção da instituição) e de capital (acréscimo do patrimônio) e para as obras de ambulatórios do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). Na próxima semana já entrarão na conta da universidade.

Na audiência, que durou 50 minutos, Salles explicou ao ministro e ao secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, que a universidade vai inaugurar o Cine Arte UFF, pois o espaço antigo precisou ser derrubado, e um novo foi construído. Já o Teatro e a Galeria de Arte serão reinaugurados. A reforma devolverá à sociedade um Centro de Artes totalmente novo, com equipamentos importados e de última geração. No Cine Arte UFF será realizada a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ministro.

Paim e o secretário-executivo assistiram ao vídeo institucional da UFF, que mostra dados sobre o crescimento da universidade nos últimos oito anos. Eles analisaram e elogiaram os avanços apresentados.