Fotos: Patrick Rosa

O reitor Roberto Salles e o diretor do Inest, Eurico Lima,
no descerramento de placa

Professores e estudantes de Relações Internacionais
reunidos em comemoração aos dois anos do Inest

Inest comemora dois anos
22/8/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) realizou cerimônia de descerramento da placa em comemoração de seus dois anos de criação. O reitor Roberto Sales, o diretor do Inest, Eurico Lima, servidores docentes e técnico-administrativos e alunos do curso de Relações Internacionais participaram da solenidade.
Criado em 23 de agosto de 2012, o instituto é um centro de formação e pesquisa com o objetivo de analisar questões estratégicas relativas à defesa nacional e à segu­rança internacional. O Inest abrange uma graduação em Relações Internacionais com ênfase em Estudos Estratégicos, uma pós-graduação em Estudos Estratégicos e um Centro de Estudos Avançados.

Atualmente o curso de Relações Internacionais tem 14 professores em seu quadro efetivo, 410 alunos de graduação e 60 estudantes na pós-graduação. O reitor Roberto Salles ressaltou a importância da produção de conhecimento dentro da universidade na relação entre estudo e pesquisa. "Nossa principal função é produzir conhecimento e fico extremamente satisfeito de o Inest cumprir com excelência esta meta", afirmou.

Eurico Lima destacou a importância do projeto na UFF. "Este empreendimento é único, inédito e original, tendo em vista que nossas análises são pioneiras no âmbito das instituições federais e privadas. Recebemos a visita de seis ministros de Estado e estabelecemos quatro acordos, em dois anos, com instituições de altos estudos: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme) e Escola de Comando Maior da Aeronáutica (Ecemar)", concluiu.