Divulgação

Professor Eduardo Picanço e aluna Sabrina Sampaio, responsável pelos estudos da cidade de Boston
Professores da UFF pesquisam características de pequenos e médios empresários brasileiros no exterior
5/8/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)

Os professores do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF Eduardo Picanço e Cesar Barreto investigam as características e habilidades gerenciais dos pequenos e médios empresários brasileiros no exterior desde 2012. O principal objetivo da pesquisa é entender os movimentos destes empresários, mapear as comunidades brasileiras fora do país e colaborar com a criação de câmaras de negócios ou apoio de qualificação.

A pesquisa começou em Orlando, nos Estados Unidos, e os levantamentos mostraram uma grande comunidade empresarial brasileira, em sua maioria carente de treinamento e apoio gerencial, que luta para se estabelecer no país.

Para o professor Eduardo Picanço, a gestão é aprendida no dia a dia, e esse aspecto explica, em parte, o número de empresas brasileiras que fecham por dificuldades gerenciais. "Muitos empresários não sabem como gerenciar seus estoques, como atingir o cliente e, principalmente, diversificar o negócio", destacou Picanço.

Outro aspecto importante revelado pelo estudo é o interesse de muitos empresários em imigrar por meio do sucesso de seus negócios. "É preciso levar em consideração que muitos dos novos empresários que vêm para a cidade de Orlando fazem esse movimento buscando um visto de permanência nos Estados Unidos", explicou o professor Cesar Barreto. De acordo com os dados da pesquisa, a maior parte dos empresários brasileiros na cidade atua em negócios distintos dos que operavam no Brasil. Esse dado orientou um estudo paralelo que revelou a relação da internacionalização do negócio com migração.

Os pesquisadores estudarão se os fenômenos se repetem em outras cidades, estendendo a pesquisa para Miami, Pompano Beach, Boston e Nova York. A pesquisa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Janeiro.

Outras informações pelo endereço www.uff.br/mpe-internacional.











RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)