RSS RSS: receba as notícias


UFF oferece assistência médica, odontológica e psicossocial gratuita a servidores
5/8/2014
Rebeka Meirelles (Estagiária de Estudos de Mídia)

A promoção da saúde e qualidade de vida dos docentes e técnico-administrativos da UFF está sob a responsabilidade da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), desde 1º de março de 2011. E tem como objetivo integrar o conjunto das ações de atenção integral ao servidor, de forma ágil e qualificada em três eixos: Promoção/Vigilância em Saúde, Perícia em Saúde e Assistência em Saúde.

Esses serviços são oferecidos aos servidores e seus dependentes, aposentados e, também, estagiários de graduação que apresentam dificuldade socioeconômica, após avaliação realizada pelo Serviço Social ou indicação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). As consultas são agendadas pelo telefone 2629-5279. É importante fornecer o número do Siape ou da matrícula na UFF.

"A Universidade Federal Fluminense mantém esses serviços visando à saúde e à qualidade de vida do servidor de uma maneira ampla, evitando agravos à saúde e proporcionando controle de doenças crônicas e degenerativas, o que agrega valor em se trabalhar em uma instituição que se preocupa com o seu colaborador. Com isso, há um melhor rendimento profissional e ótimo clima organizacional", afirmou a médica Marcia Vera Pacheco, coordenadora do Setor de Promoção/Vigilância em Saúde.

De acordo com o coordenador da Casq, Ricardo de Souza Martins da Costa, para um melhor atendimento dos usuários é necessária uma ampliação do espaço físico, e essa área já foi conseguida no Campus do Gragoatá. “Em breve, o setor de Perícia em Saúde e parte das atividades do Promoção/Vigilância em Saúde serão transferidos para os novos espaços”, disse o coordenador.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, em homenagem ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, no cargo de diretor-geral de Saúde Pública, entre 1903 e 1907, combateu doenças como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

Promoção/Vigilância em Saúde

O setor funciona há dois anos e é responsável pelas ações preventivas, informativas e educacionais, em parceria com diversos outros órgãos públicos que executam campanhas vinculadas ao Ministério da Saúde. Os terapeutas e fisioterapeutas que nele atuam estão disponíveis para avaliar os postos de trabalhos de todos os servidores da UFF, para que tenham condições adequadas de executar suas funções. Durante este mês, está sendo implementada a campanha UFF Livre do Tabaco, em comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto. Informações ou solicitações devem ser feitas pelo e-mail dpvssaudesegurança@vm.uff.br ou pelo telefone 2629-5277.

Perícia em Saúde

É responsável pelos exames de admissão e demissão, pedidos de licença e aposentadoria, além de verificar a origem da patologia, se foi causada por problemas pessoais ou do trabalho, e a melhor forma de reinserir o profissional em sua lotação. Informações pelo telefone 2629-5275.

Assistência em Saúde

É um serviço de atendimento médico ambulatorial, com hora marcada, e conta com três seções: Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial.

O Serviço Médico funciona na Reitoria e no Campus do Gragoatá, contando com 14 médicos nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, geriatria, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, gastroenterologia e nutrição. Oferece também atendimento no Programa Antitabagismo e no recém-inaugurado ambulatório para o Aconselhamento da Mulher, que é realizado por um ginecologista e funciona às terças-feiras, no Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói. Segundo o coordenador da Casq, a UFF realizou uma licitação para realizar os exames periódicos dos servidores, cuja licitação foi vencida pelo Sesi.

A odontologia funciona na Reitoria e oferece serviços de ortodontia, endodontia, periodontia, estomatologia e prótese, que apesar de ter o laboratório, por problemas estruturais, atualmente não está sendo executado.

O atendimento psicossocial conta com duas salas, 13 psicólogos e um assistente social, disponibilizando serviços de psicologia clínica, terapia de família e orientação educacional e profissional. Os plantões ocorrem às terças e sextas-feiras, e os profissionais se dividem nos seguintes horários: das 9h às 11h45, das 15h às 17h e das 17h45 às 19h30. Após a primeira consulta, os pacientes passam por uma triagem e são indicados para o tratamento específico.

A Casq é vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, térreo, Icaraí, Niterói, e atende pelo telefone 2629-5276.









UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)