Combate ao fumo: a universidade apoia e participa
27/8/2014
Rebeka Meirelles (Estagiária de Estudos de Mídia)

Para reforçar o Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto -, professores e técnico-administrativos da UFF poderão participar de atividades especiais preparadas pelo Projeto Viver sem Fumaça no dia 28 de agosto, quinta-feira, das 9h às 16h, na Unidade René Garrido de serviço médico, no Campus da Praia Vermelha, Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói.

Os participantes receberão esclarecimentos sobre as consequências do uso do tabaco e serão feitas aferições da taxa de monóxido de carbono e carboxihemoglobina para os fumantes, distribuição de material educativo e captação de servidores interessados em parar de fumar com a ajuda do Programa Cessação de Fumar, da Seção de Assistência Médica.

O "Cessação de Fumar" visa informar, de forma contínua e sistemática, a comunidade universitária sobre os riscos do tabagismo ativo e passivo e implementar atenção e assistência multiprofissional aos servidores interessados na cessação do tabagismo.

Os projetos são desenvolvidos desde 2004 pelo Programa Qualidade de Vida do Servidor, e têm como objetivo realizar ações de controle do tabagismo, entre elas a sensibilização sobre os seus malefícios, incentivos para cessação de fumar e a realização de grupos de tratamento.

A "Universidade Livre do Tabaco" é uma das mais recentes propostas da Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS) da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Com ações antitabagistas, a iniciativa determina a proibição de fumar em recintos coletivos fechados em todas as unidades acadêmicas e administrativas no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

A Casq fica no prédio anexo da Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Outras informações pelo e-mail dpvssaudesegurança@vm.uff.br ou pelo telefone (21) 2629-5277.