Conjunto de Música Antiga da UFF se apresenta no interior do Rio
12/8/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Concertos gratuitos de música são o que oferece o Centro de Artes nos dias 14, 26 e 27 de agosto nos municípios de Nova Friburgo, Miracema e Santo Antônio de Pádua, respectivamente. A apresentação, realizada pelo Conjunto de Música Antiga da UFF, faz parte da série de concertos em homenagem a canções e danças da renascença alemã.

O evento dá continuidade ao Programa de Interiorização dos Grupos de Música da UFF em cidades do Rio de Janeiro, e que já está na terceira edição. Já foram realizados nove dos 19 concertos programados até o fim do ano de 2014.

Criado em 2013, o projeto tem o intuito de ampliar a atuação dos grupos musicais da universidade em outros municípios onde são mantidas unidades e polos de ensino da UFF. Os eventos da série são abertos à comunidade para que a população local possa conhecer o trabalho desenvolvido pelos grupos de música da Universidade Federal Fluminense.

O Conjunto de Música Antiga da UFF existe desde 1982 e realizou seu primeiro concerto no palco do Cine Arte UFF no mesmo ano. Atualmente, o grupo é formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando, Virgínia van der Linden e a convidada especial Sonia Leal Wegnast. O objetivo principal é difundir a música do período medieval e renascentista.

O grupo se apresenta em Nova Friburgo, dia 14, às 19h, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, Praça Suspiro, s/n, Centro. Em Miracema, o show ocorre dia 26, às 20h, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, Praça Ary Parreiras, 156, Centro e em Santo Antônio de Pádua, dia 27, às 20h, no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Avenida João Jasbick, s/n, Bairro Aeroporto.