Fotos: Iole Melo

e Antônio Claudio da Nóbrega

Cerimônia inaugura mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas
11/8/2014
Amanda Oliveira (Estagiária de Jornalismo)

O Instituto Biomédico realizou nesta segunda-feira, 11 de agosto, a cerimônia de abertura da primeira pós-graduação em Ciências Biomédicas, com áreas de concentração em Fisiologia e Farmacologia. O curso é um dos primeiros da UFF a ter as aprovações de mestrado e doutorado juntas.

"Os dois projetos do Instituto Biomédico já foram inaugurados com uma boa avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebendo nota 4 em ambos, diferente de outros mestrados que, geralmente, são aprovados inicialmente com nota 3 e depois buscam a nota 4 para o doutorado", explica a coordenadora do programa, Letícia de Oliveira. "A aprovação concomitante do mestrado e doutorado dá maior fortalecimento ao curso, amplia a capacidade de se conseguir investimentos e atrai alunos com maior maturidade acadêmica", completou Letícia.

A coordenadora da pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) também ressaltou a importância do professor Antônio Claudio da Nóbrega, docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e vice-reitor eleito, no processo de construção dos projetos. "Além de membro do corpo docente, ele foi um grande impulsionador da iniciativa, fazendo uma 'pressão' positiva para a criação dos cursos".

Formaram a mesa solene do evento o reitor da UFF, Roberto Salles, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Andréa Latgé; a diretora do Instituto Biomédico, Rita Paixão; a coordenadora Letícia de Oliveira; a chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Elisabeth Maróstica; e o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques. O dirigente da Faperj destacou o crescimento da UFF e enfatizou o terceiro lugar ocupado pela universidade dentre as instituições que mais recebem bolsas em todo o estado.

Convidado a proferir uma conferência, o professor Antônio Claudio da Nóbrega narrou a trajetória que levou à criação do programa. O mestrado e o doutorado em Ciências Biomédicas começaram a ser desenvolvidos em 2013 pelos docentes do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico.

Outras informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) no site www.posfisiofarmaco.com/uff.br.