Fotos: Jéssica Rocha

Ana Maria de Hollanda, Luiz Augusto Vasconcellos, Igor Garcez e Roberto Salles descerram a placa

Sala para avaliação de documentos

Arquivista no espaço reformado

Laboratório para a recuperação de documentos

Sala de arquivos reformada
Entregues espaços reformados e readequados do prédio do
Arquivo Central da UFF

26/8/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Os espaços reformados e readequados do prédio do Arquivo Central da UFF, situado na Avenida Bento Maria da Costa, 115-A, Jurujuba, Niterói, foram entregues nesta segunda-feira, dia 25 de agosto. O local sedia a Coordenação de Arquivos (CAR), vinculada à Superintendência de Documentação (SDC). Estiveram presentes o reitor Roberto Salles, o superintendente de Arquitetura e Engenharia, Luiz Augusto Vasconcellos, a superintendente de Documentação, Ana Maria de Hollanda, e o coordenador do Arquivo Central, Igor Garcez.

O coordenador de Arquivos destacou que, por conta da expansão da universidade nos últimos anos, a demanda de produção documental tem sido crescente. "A reforma veio em um momento ótimo, coincidente com a chegada de novos servidores que precisarão de um espaço maior nas salas para executar suas atividades", explica Garcez.

Roberto Salles ressaltou que em oito anos de gestão na UFF foram construídos e reformados cerca de 180 mil metros quadrados, o que o deixa feliz por ter contribuído para a expansão da universidade. "Quando falamos de inaugurações ou reformas o que temos em mente é que ali deve abrigar de forma adequada pessoas que vão trabalhar, ensinar, estudar, pesquisar e desenvolver seus potenciais da melhor maneira possível", declarou.

Dentre as mudanças, houve a reestruturação da área do telhado e a modernização das partes elétrica e hidráulica. Foram remodelados alguns espaços de sala de trabalho, as áreas de depósitos foram ampliadas para a chegada de novos documentos e o prédio recebeu novo mobiliário. Foi criada também uma sala para pesquisa, uma rampa de acesso aos portadores de necessidades especiais e um banheiro totalmente adaptado às questões de acessibilidade.

Segundo a superintendente de Documentação, Ana Maria de Holanda, a reforma e entrega dos novos espaços serão importantes para desenvolver uma política arquivista dentro da instituição. "A entrega dos espaços readequados irá propiciar uma gestão plena de documentos dentro da universidade e resultará em um ganho para toda a comunidade acadêmica", afirmou.

O Arquivo Central foi criado em 19 de setembro de 1985, durante a gestão de José Pedro Esposel na área de Documentação, anteriormente era conhecido como Arquivo Geral da UFF. Subordinada à Superintendência de Documentação, o CAR é responsável pela gestão de documentos convencionais e digitais da universidade. Além disso, tem como objetivo viabilizar o acesso à informação por um sistema de arquivos institucionais e preservar a memória da instituição junto a um conjunto documental.