Representantes da UFF participam de audiência com a ministra da Cultura para apresentar metas do FIC-RJ
8/8/2014
Alberto Pereira

Reitores e representantes das instituições públicas de ensino superior, integrantes do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), participaram nesta quinta-feira, 7 de agosto, de audiência com a ministra da Cultura, Martha Suplicy, com o objetivo de apresentar a experiência inovadora na colaboração interuniversitária na esfera da cultura, arte e difusão científica e cultural, bem como estabelecer uma agenda de cooperação entre o FIC-RJ e o Ministério da Cultura.

No encontro, o reitor da UFF foi representado pelo pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira, que em sua fala, acentuou que "a universidade vem realizando importantes ações de revitalização de alguns de seus espaços culturais e desempenha na cidade de Niterói papel destacado como difusor de cultura".

Além da UFF, a audiência contou com representações da UFRJ, Uni-Rio, UFRRJ, Cefet, Uenf, IFF e Uerj e ocorreu no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Segundo Carlos Vainer, no exercício da Secretaria do FIC-RJ, "a audiência representa um novo passo na colaboração interuniversitária e na afirmação do importante papel que as universidades públicas estão chamadas a cumprir na esfera das políticas e ações culturais".

A ministra ouviu os objetivos e ações apresentados e se comprometeu a examiná-los detalhadamente. Também se colocou à disposição no sentido de o Ministério da Cultura atuar com o Ministério da Educação, que dispõe de mais recursos, a fim de cooperar na aprovação de algumas dessas propostas das universidades, dentre elas, a realização do Festival de Arte Jovem, ainda para o ano de 2014. Essa é uma das metas do FIC-RJ para congregar manifestações artísticas e culturais variadas trazendo a juventude para dentro das instituições, integrando e fortalecendo a relação com a sociedade.