Pesquisa da UFF traça perfil dos turistas em Niterói durante a Copa do Mundo
29/7/2014
Amanda Oliveira (Estagiária de Jornalismo)

A Copa do Mundo acabou, mas o assunto ainda está em alta no país. Divulgada após o término do mundial, a pesquisa "O perfil e o impacto econômico do visitante da cidade de Niterói durante a Copa do Mundo de 2014", realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, em parceria com a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) da prefeitura, levantou dados entre 13 de junho e 15 de julho.

A pesquisa coordenada pelos professores Osiris Ricardo Marques e João Evangelista Monteiro teve a colaboração dos alunos do curso de Turismo. Foram entrevistadas 1.266 pessoas no Centro de Atendimento ao Turista da estação das barcas, Caminho Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea (MAC) e hotéis selecionados.

Além dos gastos dos visitantes, o perfil socioeconômico e a percepção do turista sobre a cidade foram os objetivos das entrevistas. Com 73% dos entrevistados visitando Niterói pela primeira vez, o conjunto da "Cidade Sorriso" ganhou a nota 8,3, numa classificação de 0 a 10. Niterói despertou a admiração de 95% dos visitantes que afirmaram pretender voltar à cidade e recomendá-la aos amigos.

O projeto do Observatório do Turismo já realizou a mesma pesquisa na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude, ambas em 2013. Segundo Osiris Marques, tais megaeventos amadureceram a pesquisa e contribuíram para sua realização na Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Ele ainda comentou a utilidade dos dados obtidos: "Com o mapeamento do perfil dos turistas é possível desenhar políticas de marketing para determinados segmentos ou países, atingindo melhor certos mercados, além de ajudar na preparação para receber melhor os turistas em futuros eventos". O professor João Evangelista destacou a relevância do projeto para o setor público: "A avaliação dos turistas sobre os serviços de transportes, mobilidade urbana, segurança e limpeza pode ser uma orientação no direcionamento de investimentos do poder público".