Eduardo Melo durante a palestra

Auditório atento ao tema

Diretor do DAB fala sobre atenção básica na Faculdade de Medicina
28/7/2014

O professor da UFF e diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, esteve na Faculdade de Medicina para ministrar palestra com o tema “Atenção Básica à Saúde no Brasil: Perspectivas e Desafios”, no dia 22 de julho.

Eduardo Melo explicou que as Unidades de Básicas de Saúde, popularmente conhecidas como “postos de saúde”, são a principal porta de entrada para o atendimento em saúde. As equipes de profissionais que nelas atuam têm como responsabilidade acompanhar e garantir que o usuário receba o cuidado mais integral e contínuo possível. Além disso, estes profissionais devem reconhecer as necessidades de saúde da comunidade na qual trabalham.

Dentre outras considerações, o diretor ressaltou ainda que é preciso que algumas unidades modifiquem o seu processo de trabalho, adotando o atendimento sem horário marcado, o que evitaria encaminhamentos desnecessários para as emergências dos hospitais.

Organizada pelo Instituto de Saúde da Comunidade, a palestra ministrada no Auditório Professor José Hilário faz parte do programa da disciplina Planejamento e Gerência em Saúde II, coordenada pela professora Patty Fidelis de Almeida. Contou também com apoio da Faculdade de Medicina, do Diretório Acadêmico Barros Terra, do Laboratório Universitário de Planejamento e Administração em Saúde e do Grupo de Estudos de Gerência e Ensino em Saúde.