Fotos: Jéssica Rocha e Mia Nascimento

Público durante o Acolhimento Estudantil


Estande do Programa Conheça a UFF da SCS no Acolhimento Estudantil



Palestra do Programa Conheça a UFF da SCS para alunos do Ensino Médio



Unitevê entrevista o reitor Roberto Salles


Alunos de escolas de ensino médio aproveitam o evento para conhecer a UFF


Equipe Sensibiliza UFF divulga políticas de inclusão na universidade



Representantes da TV Bandejão, que inicia sua programação
no segundo semestre de 2014



UFF-Niterói Federals, primeiro time de futebol americano brasileiro formado por universitários


Com minirrampa, o projeto SkateArte apresenta escolinha de skate


UFF Esportes leva diversão ao público do Acolhimento



Trabalho "Arca de Noé, Primeira Geração" de estudante de Artes apresentado em exposição


Veteranos dão informações sobre o curso para caloura

Programa de Acolhimento Estudantil recepciona novos alunos
25/7/2014
Jéssica Rocha e Mia Nascimento (Estagiárias de Jornalismo)

Os novos alunos da UFF foram recebidos em clima de festa e informação, nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo Programa de Acolhimento Estudantil (PAE) do segundo semestre de 2014. Pela primeira vez, o evento realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) ocorre em dois dias consecutivos, 24 e 25, das 9h às 17h, no Campus do Gragoatá, blocos A, B e C, São Domingos, Niterói. E também nos "campi" do interior.

Com 80 estandes e um público esperado de quatro mil pessoas, estudantes, professores, familiares e visitantes de diversas escolas puderam conhecer os projetos e atividades de vários setores da instituição. Música e entretenimento fizeram parte da programação especial do Acolhimento. Diversos cursos de graduação, diretórios acadêmicos e atléticas estiveram presentes mostrando aos alunos a vida acadêmica.

Para evitar filas e tumulto, o diferencial desta edição é a divisão dos calouros em ordem alfabética para a realização da matrícula. Os alunos tiveram também a oportunidade de solicitar a carteirinha de estudante e se inscrever no Sistema de Identificação Única da UFF (idUFF). A inscrição em disciplinas ocorrerá nas coordenações dos cursos a partir de 28 de julho.

O calouro do curso de Processos Gerenciais Arthur Couto aproveitou a sua visita à UFF em ocasião da matrícula, para solicitar a carteirinha de estudante e se cadastrar no idUFF. "A possibilidade de me cadastrar e solicitar a carteirinha de uma vez é ótimo, além de tirar qualquer dúvida que eu tenha quanto ao processo", disse.

O reitor da UFF, Roberto Salles, esteve presente no primeiro dia do Acolhimento Estudantil. Segundo Salles, o evento é um exemplo do que deve ser a universidade em todos os momentos: local de aprendizado, produção de conhecimento e confraternização. "A UFF está crescendo, e mais do que nunca temos como desafio a excelência acadêmica. Em número de alunos, somos a maior federal do país, e no ano de 2015, seremos a maior universidade pública brasileira", lembrou o reitor.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Graduação, Renato Crespo, destacou o crescimento do número de cursos e vagas na universidade, passando de 84 em 2006 para um total de 136 em 2013, um crescimento de 62%.

Acompanhando a filha durante a realização da matrícula em Biblioteconomia e Documentação, Lucélia Eliezer destacou a rapidez da inscrição e as informações que recebeu sobre a universidade. "Gostei muito do clima com que fomos recebidas, e agora que minha filha já fez a matrícula vamos aproveitar o evento", afirmou Lucélia.

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão (Sensibiliza UFF), marcou presença no encontro e trouxe uma novidade: o projeto agora tem sede física. O Sensibiliza está alocado na Casa do Estudante, Rua Professor Hernani Pires de Mello, 2, Centro, Niterói. Dentre as atividades previstas, o grupo apresentou o trabalho do Núcleo Sensibiliza UFF pela distribuição de fôlder informativo, uma mostra de materiais didáticos acessíveis produzidos por alunos do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão e vídeos sobre acessibilidade.

O Conheça a UFF trouxe, além da palestra de apresentação, material de apoio sobre os cursos de graduação da universidade, estágios internos, biblioteca, dentre outros, apresentando aos futuros vestibulandos a estrutura que a UFF oferece aos alunos. O Colégio Anchieta foi umas das escolas de ensino médio que trouxeram seus alunos para conhecer a universidade e aproveitar o clima de confraternização do evento. "A estrutura da UFF é muito boa, ainda estou em dúvida de qual curso pretendo fazer, e estou pensando em Engenharia Mecânica, mas a universidade escolhida com certeza é a UFF", disse o aluno Bernardo Amorim.

A Coordenação de Apoio Social e Moradia Estudantil, ambas com tendas próprias, apresentaram e divulgaram os editais de bolsa-auxílio. Com processo seletivo aberto para o segundo semestre de 2014, foram entregues folheto informativo com a especificação de cada bolsa e os prazos e requisitos para se inscrever.

A diversão da segunda edição deste ano do Acolhimento Estudantil ficou por conta do UFF Esportes. O projeto trouxe para o público atividades como "sword play" (guerra de espadas), pingue-pongue e campeonatos de xadrez e sueca. Durante o Acolhimento, o primeiro time universitário de futebol americano formado por estudantes brasileiros, o UFF-Niterói Federals, foi apresentado aos calouros e visitantes. A Fórmula SAE também esteve presente com os carros desenvolvidos pelos alunos de Engenharia.

O SkateArte Escolinha de Skateboard, primeiro projeto de esportes da UFF voltado para toda a comunidade, participou do evento com uma microrrampa de skate. A escola de skate é gratuita e recebe pessoas de diversos municípios do Rio de Janeiro. Além de praticar o esporte, os alunos têm acesso gratuito a cursos de fotografia e audiovisual. O estudante de Filosofia Brunno Amâncio disse que o Acolhimento é uma oportunidade de divulgar a escola e apresentar aos estudantes o esporte. "Nós trouxemos uma rampa em uma proporção menor para que eles possam praticar um pouco e se interessar pelo projeto", completou.

A Unitevê, TV Universitária da UFF, esteve presente com a transmissão de entrevistas ao vivo, notícias e produção de reportagens. A equipe percorreu as atividades para coletar imagens e depoimentos com o objetivo de produzir material para a divulgação e memória do Acolhimento.

Já a Editora da UFF veio com um incentivo a mais – cada calouro ganha um livro da editora que ele mesmo pode escolher. Além de sortear obras, o grupo apresentou o projeto Recicle Ideias, programa que envolve a adesão de embalagens ecologicamente corretas, coleta seletiva de lixo e economia de recursos materiais e energia em processos de trabalho.

A Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) esteve presente com o projeto "Biblioteca, pra Quê?", que apresentou aos visitantes e estudantes da universidade os motivos para a preservação das bibliotecas como espaço de conhecimento e democracia. "A biblioteca é um espaço que torna o conhecimento acessível a todos, em diversos formatos", afirmou a coordenadora do projeto, Sandra Filgueiras. Durante o Acolhimento foi lançada a comemoração dos 20 anos da BCG.

No segundo andar do Bloco A, outra atração especial foi a exposição "Reações, Há Diversas". Realizada por estudantes do curso de Artes, a série contou com oito obras desenvolvidas para disciplinas da faculdade. A mostra contou com trabalhos como "Livros dos Espelhos" de Felipe Bailuni, e "A Arca de Noé – Primeira Geração", de Vinícius Ferraz.

Felizes com o ingresso na UFF, Gabriela Lima, e Luigue Almeida, estudantes de Biologia e Serviço Social, respectivamente, exploraram com curiosidade as atividades e os projetos presentes no evento, felizes com a receptividade da comunidade acadêmica.








RSS RSS: receba as notícias

















UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)