RSS RSS: receba as notícias


Pós em Estudos Contemporâneos das Artes faz moção de apoio ao professor Jorge Vasconcellos
26/6/2014


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL
Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA

Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes

Moção de Apoio ao Professor Jorge Vasconcellos


O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA da Universidade Federal Fluminense, sediado em Niterói, manifesta publicamente seu apoio aos docentes, discentes e técnicos administrativos do Curso de Graduação em Produção Cultural do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras, em razão dos desdobramentos acerca dos eventos transcorridos no dia 28 de maio no campus da UFF em Rio das Ostras.

Naquela data, foi realizado o II Seminário de Investigação e Criação do Grupo de Pesquisa UFF/CNPq Cultura e Cidade Contemporânea: arte, política e resistências, sob o título de CORPO e RESISTÊNCIAS. As atividades foram organizadas em duas etapas: na parte da tarde, apresentação de comunicações orais por parte dos alunos bolsistas PIBIC, CNPq e FAPERJ, relacionadas às suas pesquisas de iniciação científica, as quais têm como um de seus recortes o mapeamento e conceituação de coletivos de arte autonomista a fim de dar conta dessas novas manifestações artísticas na cidade do Rio de Janeiro.

Na parte da noite, o Coyote, coletivo de arte convidado, produziu uma performance relacionada ao evento acadêmico CORPO e RESISTÊNCIAS, a qual versou criticamente acerca da onda de estupros que vem acontecendo em Rio das Ostras e que afligem tanto as mulheres rioostrenses quanto as alunas daquele campus da UFF. Em seguida à performance, houve uma confraternização, denominada Xerecas Satâniks, organizada pelos estudantes bolsistas do grupo de pesquisa e aberta à comunidade acadêmica.

O que se seguiu foi uma apropriação sensacionalista da performance por vários blogs e jornais, distorcendo os fatos e levando à criminalização e judicialização da pesquisa acadêmica. Queremos aqui repudiar tais desdobramentos.

A universidade pública é fundamentalmente um espaço de pesquisa, reflexão, crítica, debate, diálogo e de liberdade. Como tal, precisa ser, necessariamente, plural e democrático. É fundamental que a autonomia universitária seja preservada, garantindo ao corpo docente e discente, assim como aos demais servidores, a liberdade de expressão e de manifestação artística.

Niterói, 11 de junho de 2014.

Profª Andrea Copeliovitch
Profª Beatriz Cerbino
Prof. Leandro Mendonça
Prof. Luciano Vinhosa
Prof. Luiz Sérgio de Oliveira
Profª Martha Ribeiro
Prof. Tato Taborda
Profª Viviane Matesco
Profª Tania Rivera
Prof. Pedro Hussak
Profª Marina Cavalcante Tedesco
Profª Lígia Dabul
Prof. Luiz Guilherme Vergara
Prof. Jorge Vasconcellos

UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)