UFF terá representantes em primeiro evento científico sobre gênero
16/5/2014
Patrick Rosa (estagiário de Jornalismo)

A UFF será representada pelas professoras Ismênia de Lima Martins e Andrea Latgé no simpósio "Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas". O simpósio tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores e ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto. As inscrições são gratuitas e vão até 31 de julho.

--> Inscrições.

O evento, que será realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Ministério da Saúde, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), é o primeiro de caráter totalmente científico a ser realizado sobre gênero. O objetivo é reunir pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento, que divulgarão suas linhas de trabalho a fim de atrair jovens alunas para a carreira.

A carreira científica não tem sido fácil para ambos os sexos, mas a situação é ainda pior para as mulheres. Segundo a professora do Instituto de Matemática e Estatística da UFF Cecília de Souza Fernandes, uma das organizadoras do evento, as mulheres são raras nas ciências exatas: "A situação se agrava nas áreas de Física, Engenharias e Matemática. No Instituto de Matemática e Estatística da UFF, temos apenas uma mulher que é bolsista do CNPq. No Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), apenas uma mulher integra o quadro docente da instituição", afirma.

As professoras Ismênia de Lima Martins (História) e Andrea Latgé (Física) apresentarão seus trabalhos junto com outras 12 pesquisadoras do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá na sede do Inca, Praça Cruz Vermelha, 23, Centro, Rio de Janeiro.