Amanda Oliveira

Representantes das federais do RJ discutiram efeito
do Sisu no preenchimento de vagas

Reitores das federais do Rio discutem efeito do Sisu no preenchimento de vagas
16/5/2014
Rosane Fernandes

Nesta quinta-feira, 15 de maio, o reitor Roberto Salles presidiu, em seu gabinete, reunião com dirigentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) do Estado do Rio de Janeiro para avaliar o efeito do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no preenchimento de vagas dos cursos de graduação das instituições.

A preocupação dos reitores é com as vagas que ficam ociosas. O fato de os candidatos poderem trocar de universidade após consultar vagas disponíveis de cursos em outras instituições – e escolherem o curso e a universidade da qual querem fazer parte - faz com que essas trocas não preencham todas as ofertas.

Os representantes das cinco instituições federais do Rio de Janeiro - UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ e o Cefet-RJ - avaliaram as falhas do Sisu, com o objetivo de encontrar alternativas para otimizar o preenchimento das vagas de cada instituição.

O Estado do Rio de Janeiro oferta cerca de 32 mil opções para cursos de graduação, o que representa quase 19% das vagas federais do país.

O Sisu é um sistema abrangente, que possibilita opções aos estudantes, mas, com a experiência dos últimos anos, é preciso encontrar solução para que seja mais eficaz, de forma que as vagas sejam ocupadas o máximo possível, e que isso já possa ocorrer no Sisu de 2015, explica Salles.

Os reitores, pró-reitores de graduação e representantes de coordenações de seleção (antigo vestibular) que participaram da reunião apresentarão os resultados para discussão interna em cada Ifes, e um novo encontro será realizado no Cefet-RJ, no mês de junho. A data ainda será confirmada.