Fotos: Mia Nascimento

Os conselheiros Ana Abrahão, Alberto Di Sabbato e Celso Costa conduziram a votação

Presidente da mesa, Alberto Di Sabbato faz a chamada nominal do
s votantes

Votação envolveu estudantes, servidores técnicos e docentes

Sidney Mello recebendo a cédula de votação, antes de ser eleito

Servidores e alunos em manifestação durante a apuração dos votos
Conselhos Superiores elegem Sidney Mello e Antonio Claudio da Nóbrega como primeiros colocados da lista tríplice para reitor e vice
28/5/2014
Renata Cunha

A chapa formada por Sidney Luiz de Matos Mello e Antonio Claudio Lucas da Nóbrega foi a mais votada na escolha da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da UFF, durante reunião extraordinária dos Conselhos Superiores. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, no auditório do Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha, em Niterói.

Sidney Mello e Antonio Claudio receberam 71 votos; a chapa composta por Francisco Palharini (candidato a reitor) e Fabio Passos (candidato a vice-reitor) obteve 12 votos; na terceira colocação, ficou a chapa de Sergio Mendonça (para reitor) e Walkimar Carneiro (para vice-reitor), única inscrita na lista tríplice a não participar da consulta à comunidade acadêmica realizada em abril. Houve oito votos brancos e nulos.

Votaram na eleição da lista tríplice os membros dos três conselhos: Universitário; de Curadores; e de Ensino e Pesquisa. Os professores Celso Costa, Ana Abrahão e Alberto Di Sabbato (presidente da mesa) conduziram o processo de escolha, assessorados pelo secretário-geral dos Conselhos Superiores, Antonio Boechat. Após a chamada nominal dos conselheiros presentes à sessão, as urnas foram abertas às 10h30 para a contagem das 93 cédulas.

Durante a apuração dos votos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), portando cartazes e faixas, realizaram uma manifestação a favor da greve dos servidores técnico-administrativos, iniciada em março, e em defesa de pautas como a manutenção do curso de Engenharia de Produção do Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro). O ato, que ocupou o palco e as laterais do auditório, teve o apoio de estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de centros e diretórios acadêmicos.

Escolhidos o reitor e o vice-reitor pelo colegiado máximo da universidade, cabe à Secretaria dos Conselhos Superiores preparar toda a documentação relativa ao processo e encaminhá-la ao reitor, que homologará o resultado. Então, a lista tríplice é enviada ao Ministério da Educação, no prazo de até 60 dias antes do fim do mandato de Roberto Salles, que termina em 18 de novembro de 2014. A presidente da República, Dilma Rousseff, fará a nomeação do novo reitor, para o período 2014-2018.