Foto: Jéssica Rocha

Em reunião, reitor da UFF pediu celeridade na elaboração dos projetos básico e executivo para reforma do Cinema Icaraí

Cinema Icaraí: começa o prazo para elaboração dos projetos básico e executivo
20/5/2014
Marcia Lomelino

A Universidade Federal Fluminense acaba de dar mais um passo no desenvolvimento do projeto que transformará o Cinema Icaraí em um espaço multiuso. Nesta segunda-feira, 19 de maio, a ordem de início dos serviços foi recebida pela empresa Retrô - Projetos de Restauro Ltda., que será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo no novo espaço. O orçamento para a contratação é de R$ 1.404.424,92.

Durante o encontro realizado no Gabinete da Reitoria, o reitor Roberto Salles pediu aos representantes da empresa empenho para que os projetos sejam concluídos antes mesmo do prazo de sete meses, que começou a correr a partir desta segunda-feira.

Nesta nova etapa, o projeto básico deverá trazer um conjunto de informações técnicas, com o máximo de detalhamento possível para compreensão da obra e para o atendimento de serviços, sistemas, materiais e equipamentos especificados para licitação. Nele figuram todas as indicações, informações, custos e detalhes construtivos para a execução, instalação ou montagem dos serviços, obras e equipamentos.

Já na fase do projeto executivo, deverão ser apresentados os elementos necessários à realização do empreendimento, com detalhamento das interfaces dos sistemas e dos seus componentes. É nessa etapa que também será realizada uma revisão do orçamento detalhado da execução dos serviços e obras elaborados na fase anterior. Após a conclusão será iniciado o processo de licitação da empresa que irá executar a obra de reforma da edificação.

Para o reitor, a revitalização do Cinema Icaraí representa uma conquista não apenas para universidade. “Esse é um marco não só para a UFF, mas para a cidade de Niterói e para a Região Metropolitana 2, que inclui também o município de São Gonçalo. Queremos não só um prédio bonito, mas um equipamento cultural”, afirmou.

O projeto para o Cinema Icaraí deverá incluir um centro cultural, com sala de música, cinema e salas de exposições de arte; um centro de lazer, com espaços de convivência, alimentação, recreação e salas para ensaios e apresentações; e um espaço para salas empresariais.

A área total construída é de, aproximadamente, 2.500 metros quadrados e é tombada pela Prefeitura Municipal de Niterói e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac).

Também estiveram presentes à reunião o superintendente de Arquitetura e Engenharia da UFF, Luiz Augusto Cury; as arquitetas da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) Milena Sampaio e Denise Nogueira; e as representantes da empresa Retrô, Simone Viana e Izabela Martins.

Histórico de aquisição do Cinema Icaraí

O prédio do Cinema Icaraí foi adquirido pela UFF em dezembro de 2011. Em julho de 2012, foi instituído um grupo de trabalho, formado por professores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da universidade e por profissionais da Saen, com objetivo de elaborar o edital do Concurso de Ideias para restauração e revitalização do espaço.

Lançado em dezembro de 2012, o concurso recebeu inscrições de estudantes de arquitetura e urbanismo de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, para selecionar ideias que pudessem ilustrar o termo de referência a fim de contratar projeto de restauração e revitalização do prédio. O resultado do certame foi divulgado ainda em março de 2013, e a solenidade de premiação das equipes vencedoras foi realiza em seguida, em 1º de abril do mesmo ano.

A partir de reuniões com representantes de outros setores da UFF e com o Inepac, a equipe da Saen revisou o programa de necessidades e iniciou os desenhos do estudo preliminar e a elaboração dos demais documentos para a licitação, como termo de referência, estimativa de custo de projeto e cronograma físico-financeiro.  Em dezembro de 2013, o estudo preliminar foi aprovado pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Niterói (CMPC), pelo Inepac e por representantes da sociedade civil.

Ainda em dezembro de 2013, a Comissão de Licitação lançou o edital para contratação dos projetos básico e executivo de restauração e revitalização do antigo Cinema Icaraí. O julgamento da licitação, em 22 de abril de 2014, classificou a empresa Retrô - Projetos de Restauro Ltda.