Divulgação: Preuni/Proad/SCS

Ao centro, Pedro Rosa, coordenador do Sintuff, com sindicalistas e aposentados em frente ao portão

Grevistas bloqueiam a entrada desde as 5h15 da manhã

Ônibus da UFF impedido de circular

Sintuff impede circulação dos ônibus da UFF e dois mil alunos são prejudicados
2/4/2014

A Administração Central recebeu a notícia, nesta quarta-feira, 2 de abril, às 5h15 da manhã, de que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff) passou correntes e cadeados nos portões da garagem onde ficam estacionados os ônibus da UFF que diariamente, das 6h30 às 22h, transportam gratuitamente cerca de 2 mil estudantes da universidade. "Recebo essa informação com surpresa uma vez que a ação, além de prejudicar muitos alunos que dependem do serviço para se deslocar entre os campi de Niterói, fere a cláusula pétrea do princípio constitucional do direito de ir e vir. Essa demonstração de truculência e desrespeito do sindicato a reitoria não vai permitir", afirma o reitor, Roberto Salles.

O ato, que não consta na agenda de atividades de greve divulgada pelo Sintuff, bloqueou a saída dos três ônibus que fazem o transporte. A manifestação de grevistas mantém fechado o pátio da Divisão de Transporte da UFF, na Av. Jansen de Melo, Centro de Niterói e o transporte entre os campi da universidade está interrompido desde a manhã de hoje.

Jéssica Rocha, que cursa o sexto período do curso de Jornalismo e é usuária do transporte universitário, aponta que, sem o serviço, seus gastos aumentam muito. "O fechamento do 'bandejão' já me prejudicou bastante porque aumentou meus gastos com alimentação. Sem o 'Busuff' fica difícil, porque vou ter que gastar dinheiro também com transporte. Sempre usei o ônibus para ir ao estágio na Reitoria, e para as aulas no Iacs, no Gragoatá e na Praia Vermelha. Moro em república e sem os dois serviços fica difícil me manter", diz a estudante.

Iniciado em 2012, o serviço de transporte intercampi tem como objetivo facilitar a locomoção dos alunos para seus locais de aula e proporcionar maior segurança, especialmente no período noturno. O horário de funcionamento vai das 6h30 às 22h, com circulação em dois trajetos diferentes: o mais curto passa pelos campi do Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha, Faculdade de Direito, Instituto de Artes e Comunicção Social (Iacs) II, Economia, Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs) e Instituto Biomédico, todos no Ingá. O trajeto mais longo passa por unidades como Faculdade de Veterinária, Escola de Enfermagem e Faculdade de Farmácia, além da Reitoria e do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).