Fotos: Rosane Fernandes

Professor Sidney Mello, ao lado de Antonio Claudio Nóbrega, destacou a importância da participação dos estudantes na administração da UFF


Professor Wilson Santos, presidente da Comissão Eleitoral,
proclama o resultado final ao lado de membros da comissão



Reitor e vice eleitos no momento do anúncio do resultado final

Sidney Mello é eleito novo reitor da Universidade Federal Fluminense
11/4/2014
Margareth Rossi e Marcelo Gualda

O professor Sidney Luiz de Matos Mello, do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências, foi eleito reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o quadriênio 2014-2018. O resultado foi divulgado pela comissão especial, nesta sexta-feira, dia 11 de abril, no ginásio da Faculdade de Direito. O vice-reitor da chapa eleita é o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, do Instituto Biomédico.

A chapa vencedora obteve 63,35% da pontuação correspondente aos votos válidos de cada segmento - professores, servidores técnico-administrativos e estudantes -, contra 36,65% da chapa composta pelos professores Francisco de Assis Palharini e Fabio Barboza Passos.

Foram 1.470 votos de professores, 1.368 de técnico-administrativos e 5.430 de alunos para Mello e Nóbrega; a chapa de Palharini e Passos obteve, nas respectivas categorias, 829, 778 e 3.692 votos. Houve 170 votos em branco e 609 nulos.

--> Confira o relatório com o resultado final emitido pela comissão especial.

O Colégio Eleitoral é constituído pelos servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da universidade e, dentre os discentes, aqueles de cursos presenciais e a distância gratuitos, inscritos em disciplina(s) no período em que ocorre a consulta, os de graduação, especialização, mestrado, doutorado e residência.

O reitor eleito, muito emocionado, agradeceu à Associação dos Professores Inativos da UFF (Aspi-UFF), responsável pelo processo de consulta à comunidade universitária, e a todos os participantes da eleição - votantes, mesários, escrutinadores e servidores do quadro permanente e terceirizados. "Juntos nós somos mais, e temos o desafio de avançar nas conquistas que a universidade obteve nos últimos anos, na gestão do professor Roberto Salles", disse.

Falando sobre as dificuldades de ser uma universidade, ser federal e ser brasileira, o vice-reitor eleito, Antonio Claudio da Nóbrega, afirmou: "Nós não temos medo de problemas".

Sidney Mello tem graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geofísica Marinha pela School of Earth Sciences/University of Leeds (1999), Inglaterra. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental, Brest, França, onde também foi pesquisador visitante. Possui uma liderança reconhecida em sua área de conhecimento em nível nacional e internacional, sendo membro ativo do comitê executivo da Capes para a pesquisa a partir da perfuração dos oceanos. Na UFF já foi chefe do Departamento de Geologia e diretor do Instituto de Geociências, pró-reitor de Graduação, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e atualmente é vice-reitor.

Antonio Claudio da Nóbrega tem graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com estágio Sanduíche/Research Fellowship na University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas (1993/4), sob a supervisão do doutor Jere H. Mitchell. Possui título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, tendo participado nas equipes médicas de controle antidoping de diversas competições nacionais e internacionais como os Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos. Atuou como coordenador do projeto de implantação da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. É referência acadêmica na área de fisiologia do exercício e bolsista 1B do CNPq, além de Cientista do Nosso Estado da Faperj, onde também é um dos coordenadores da área da saúde. Foi chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico, coordenador da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.








RSS RSS: receba as notícias






UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)