Coordenadores de curso e diretores de unidade devem validar dados do Censo da Educação Superior
8/4/2014
Renata Cunha

A UFF se destaca entre as universidades federais brasileiras na conclusão da primeira etapa do Censo da Educação Superior 2013 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao coletar as informações institucionais dentro do prazo. Agora, o Inep exige a conferência e validação das informações coletadas. "É muito importante verificar se nossos dados estão consistentes. Para tanto, precisamos da colaboração dos coordenadores e diretores analisando esses dados", ressalta o procurador institucional da universidade e coordenador de Gestão da Informação (PGI) da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), José Marcio Lima.

No início deste ano, coordenadores de curso de graduação, diretores de polo de educação a distância e diretores de unidade da UFF foram convocados a preencher formulários referentes às condições dos laboratórios, acessibilidade arquitetônica e condições de ensino-aprendizagem para deficientes – incluindo recursos de tecnologia assistiva, por exemplo, materiais didáticos adaptados. Os dados constituem a base de referência do Ministério da Educação (MEC) para, dentre outros itens, determinar os recursos que serão destinados às universidades.

O resultado registrado por meio dos formulários está nos relatórios do censo disponibilizados pela PGI. --> Acesse aqui.

Formulários e orientações para preenchimento ou atualização
dos dados da UFF:

--> Coleta de dados sobre os polos.

--> Formulário para os diretores de unidades.

--> Orientações para o preenchimento pelos diretores.

--> Formulário para os coordenadores dos cursos de graduação.

--> Orientações para o preenchimento pelos coordenadores.

Importância nas avaliações e na matriz orçamentária

No fim de abril, segundo Lima, a UFF receberá os auditores responsáveis pela verificação dos dados da universidade. Por isso, o coordenador afirma que é fundamental que os coordenadores de curso, diretores de unidade e de polos EaD verifiquem o quanto antes os dados preenchidos ou preencham o que não foi registrado. Se os dados estiverem inconsistentes ou desatualizados, as avaliações qualitativas e quantitativas da UFF ficarão comprometidas.

O objetivo do Censo da Educação Superior é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as tendências do ensino superior. A partir de 2014, o censo passou a ser a única fonte de dados utilizada pelo MEC para calcular a matriz orçamentária, isto é, os dados que geram o orçamento de cada instituição. O não preenchimento das informações também impacta na autorização, renovação, reconhecimento dos cursos e no cálculo do conceito preliminar do curso (CPC), indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país.