Divulgação

Participaram da primeira mesa do evento a representante da Faperj, Monica Savedra; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação da UFF, Andrea Latgé; o professor e tradutor do Instituto de Letras Paulo Bezerra; e a diretora de Relações Internacionais da UFF, Lívia Reis

Comunidade acadêmica e representantes das universidades
do Estado do Rio de Janeiro e da Rússia presentes ao evento

UFF firma parceria com universidades russas e do Estado do Rio de Janeiro
25/3/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o reitor da UFF, Roberto Salles, o representante do Consulado Russo no Rio de Janeiro, Oleg Sotnikoc, e o professor e tradutor do Instituto de Letras Paulo Bezerra participaram nesta segunda-feira, 24 de março, da abertura do seminário "Rio de Janeiro-Rússia: inovação, ciência e tecnologia".

Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFF, com o apoio da Faperj e em parceria com a Embaixada do Brasil em Moscou, o evento ocorre também até esta quarta-feira, 26 de março. O objetivo do encontro é firmar parcerias para o desenvolvimento de ações de ciência e inovação no Rio de Janeiro entre universidades do estado e um grupo de universidades russas.

Um panorama com oportunidades de financiamento da pesquisa no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro foi o tema da primeira mesa do evento. Participaram da atividade a representante da Faperj Monica Savedra, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Andrea Latgé, e a Diretora de Relações Internacionais da UFF, Lívia Reis.

Em seguida, as universidades russas e fluminenses foram apresentadas com as características de cada e as áreas de interesse para que oportunidades de aproximação e cooperação sejam traçadas. Do lado russo, as universidades Lomonosov State University, People's Friendship University of Russia, Moscow State Institute of Radioengineering, Electronics and Automation, Jooint Institute of Nuclear Research e Belgorod State University; as universidades fluminenses, UFF, UFRJ e Uerj.

Em dezembro de 2013, o reitor Roberto Salles visitou a Rússia com o intuito de estabelecer parcerias e intercâmbio acadêmico e cultural entre os dois países.