Fotos: Livia Cabrera

Reunião sela acordo entre a UFF e a
Prefeitura de Macaé

Da esquerda para a direita, Gleison
Guimarães, Aluízio dos Santos Júnior,
Carlos José de Andrade, Roberto Salles,
Ângelo Pessanha e Mauro Florentino

Reitor se reúne com representantes de instituições e prefeito de Macaé
13/3/2014
Amanda Oliveira (Estagiária de Jornalismo)

O reitor Roberto Salles, em visita ao Instituto de Ciências da Sociedade, em Macaé, participou de encontros com o prefeito da cidade e com representantes de outras instituições, em 12 de março. Acompanhado do professor e diretor do instituto, Mauro Florentino; do professor e coordenador do convênio UFF com a Prefeitura de Macaé, Ângelo Pessanha; e do vice-presidente da Fundação Nacional de Macaé (Funemac), Carlos José de Andrade; Roberto Salles se reuniu com a diretora do Polo da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ) naquele município, Elizabeth Accioly.

O assunto discutido foi a transferência de três salas de aula e algumas salas administrativas da UFRJ para a UFF. O prédio da UFRJ já foi inaugurado e a desocupação do primeiro bloco da Cidade Universitária está em processo de desocupação para o espaço ser cedido à UFF nos próximos dias. Tal transferência incluirá também o espaço para a biblioteca, demanda apresentada pelos alunos da unidade.

Roberto Salles ainda se reuniu, na Prefeitura, com o prefeito Aluízio dos Santos Júnior; o presidente da Funemac, Gleison Guimarães; e os professores Florentino e Pessanha, para cobrar da Prefeitura o cumprimento do acordo com a UFF. O acordo foi selado para agilizar a burocracia e colaborar na mudança da URFJ para o novo prédio. Outro assunto debatido foi a criação de dois novos cursos da UFF em Macaé, já sinalizados pelo MEC: Turismo e Hotelaria. O comprometimento de ambas as partes determinou a construção de um prédio para a UFF, pela Prefeitura, e a verba para a construção de um hotel-escola, baseado nos moldes do projeto de Niterói, por meio do reitor e do MEC.

A construção de um restaurante universitário e uma biblioteca integrada, entre as três instituições (UFF, UFRJ e Faculdade Municipal), também foi comentado durante a reunião. A finalidade é auxiliar a permanência de alunos e professores na Cidade Universitária. Ao final do encontro, foi confirmada uma reunião no dia 19 de março, na Cidade Universitária, para acompanhar a liberação de espaço inicial para a UFF, a construção do novo bloco, aguardando liberação da licitação, e a organização da biblioteca.

Em um terceiro encontro, Salles se reuniu com a comunidade da UFF em Macaé para repassar as decisões das conversas com a UFRJ e a Prefeitura. Dez vagas para professores no instituto também foi assunto em pauta.