Seminário internacional vai debater ditaduras na América Latina
24/3/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Em 2014, o golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil completa 50 anos. O assunto será tema do Seminário Internacional Modernidade, Colonialidade e Ditaduras na América Latina, nos dias 26, 27 e 28 de março, a partir das 8h, na Faculdade de Educação, Campus do Gragoatá, Bloco D, sala 318, São Domingos, Niterói.

As inscrições podem ser feitas no primeiro dia do evento, sem limites de vagas e sem taxa. Serão fornecidos certificados de participação. As palestras serão realizadas em espanhol e português.

Realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, o Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação.

-- Confira a programação.

A cada ano, docentes de diversos países latino-americanos que integram o grupo de trabalho do Clacso se reúnem em um país da América Latina. Neste ano, a Faculdade de Educação da UFF foi escolhida como sede.

Durante os dias do seminário, vão estar reunidos 18 professores para estudos, palestras, entrevistas e diálogos com os docentes e estudantes na Faculdade de Educação. As manhãs serão dedicadas à apresentação de pesquisas sobre o tema e as tardes, para debates.

Um dos destaques será a mesa-redonda que leva o mesmo título do seminário e contará com a participação de docentes de universidades da Argentina, Chile, Colômbia e Equador. Os professores dos departamentos de Psicologia e de História, respectivamente, Cecília Coimbra e Marcelo Badaró, representam a UFF no encontro.

O coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação, Giovanni Semeraro, que também participa do Clacso, é um dos organizadores do seminário. Segundo ele, "debater a ditadura militar na América Latina junto aos seus antecedentes, significados e repercussões na sociedade contemporânea, é a expectativa para o evento".