Cabeçalho UFF Noticias
Fotos: Gabriel Oliveira
Reitor Roberto Salles ressalta os benefícios da expansão da UFF

Público lota auditório

Prefeito universitário da UFF, Mário Ronconi, e diretora da Faculdade de Veterinária, Nádia Almosny

José Henrique Paim discursa para comunidade da UFF

Dirigentes da UFF e do governo se reúnem com estudantes após a cerimônia
Novos prédios da UFF são inaugurados em cerimônia no Campus do Gragoatá
19/6/2013
Luiza Gould


Mais dois prédios da UFF ganham novas instalações. O atual espaço da Faculdade de Economia, que deixa de ser uma unidade isolada, foi o local escolhido para a solenidade dessas inaugurações. Às 10h desta quarta-feira, 19 de junho, o auditório recebeu a presença de autoridades da instituição e do governo em evento transmitido pela WebTV em tempo real. A cerimônia também marcou a conclusão do prédio da Faculdade de Veterinária, em Santa Rosa. As obras fazem parte do projeto de expansão das universidades federais, iniciado com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O Reuni tem como objetivo a ampliação do acesso e permanência no ensino superior. Iniciativa do governo federal, foi instituído em decreto de 24 de abril de 2007, e a partir dele, a universidade tem buscado expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, assim como o número de vagas para os alunos. A melhoria da qualidade do ensino e a inclusão social são outras metas do programa, assim como a construção de novas sedes para algumas unidades.

O novo prédio de Economia, com cinco mil metros quadrados, tem cinco andares. No térreo há um auditório com capacidade de 170 lugares, além de uma biblioteca. Ao todo, são 12 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática, sendo um para alunos de graduação e outro para a pós-graduação; 28 gabinetes, com capacidade para abrigar 56 docentes no total, além de salas de estudo e de pesquisa. O edifício é o Bloco F do Campus do Gragoatá, perto dos prédios das faculdades de Educação (Bloco D), de Serviço Social (Bloco E), de Matemática e Estatística (Bloco G e H) e do novo Instituto de Turismo (também o Bloco H), os dois últimos ainda em construção.

Já a nova unidade da Faculdade de Veterinária está localizada próximo à antiga sede, em Santa Rosa. Foram construídas dez salas de aula, cada uma com capacidade para 70 alunos. A estrutura de seis andares funcionais conta com salas de convivência em todos eles, além de sanitários adaptados e elevadores, para a garantia da acessibilidade aos portadores de deficiência física. No primeiro piso há vestiários com chuveiros e armários para os alunos. O antigo prédio será utilizado para a expansão de laboratórios, dentre eles, o de informática e sua biblioteca ampliada para abrigar melhor seu acervo.

Moradia Estudantil


Antes da cerimônia, houve visitação de uma comitiva de autoridades ao prédio da Moradia Estudantil, também localizada no Campus do Gragoatá. Os visitantes puderam conhecer as instalações, que têm capacidade para 328 alunos. No total, são dois andares com 20 alas – oito delas acessíveis – e 84 quartos, parte deles adaptados para estudantes com necessidades especiais. O prédio tem ainda piso tátil e elevador.

A seleção para o preenchimento das vagas já está no processo de entrevistas com os candidatos. Posteriormente, haverá a fase da visita domiciliar, realizada em um universo de 20% dos candidatos. Cumpridas essas etapas, ocorrerá divulgação do resultado na segunda quinzena de julho.

Segundo o reitor Roberto Salles, quando a moradia for inaugurada, os familiares dos estudantes selecionados serão convidados a fazer uma visitação às instalações do prédio.

Inauguração


Fizeram parte da mesa da cerimônia de inauguração o secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim; o reitor da UFF, Roberto Salles; o vice-reitor Sidney Mello; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino do Ministério da Educação, Adriana Weska; o diretor da Faculdade de Economia da UFF, Alberto Di Sabbato; a diretora da Faculdade de Veterinária da UFF, Nádia Regina Pereira Almosny; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio José Xavier de Mendonça; o reitor da Universidade Iguaçu, Júlio César da Silva; o secretário-executivo da Presidência da República, Carlos Gabas; o reitor da Uni-Rio, Luiz Pedro Jutuca; e o diretor do Cefet, Carlos Henrique Alves.

A solenidade foi marcada por declarações de autoridades e por anúncio sobre o Cinema Icaraí. O secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, anunciou o aval dado pelo ministro Aloizio Mercadante para o início das negociações entre a UFF, a Prefeitura de Niterói e o ministério com o objetivo de dar prosseguimento ao projeto do Cinema Icaraí.

--> Veja trechos dos discursos de algumas autoridades presentes.

UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)