Inauguração de novos prédios: trechos dos discursos de alguns dirigentes
19/6/2013

Representante da UNE, Thiago José: “Acreditamos que a universidade brasileira pública saiu de um momento de estagnação para crescer, e nossa cidade é um fruto disso, de um programa do Reuni, que inclui mais jovens nas universidades. A expansão proporcionada pelo Reuni abriu novas possibilidades e perspectivas, como a abertura de cursos noturnos, abrigando uma nova parcela da população, principalmente a que precisa trabalhar. Houve também uma mudança no modelo de acesso às universidades com a adoção do Enem como método seletivo, além da adesão às políticas de ações afirmativas, o que ratifica esse momento de democratização do acesso às instituições de ensino superior”.

Diretor da Faculdade de Economia, Alberto Di Sabbato: “No momento em que inauguramos os novos prédios das faculdades de Economia e de Veterinária me lembro de quando apoiamos a adesão do Reuni, instituído pelo governo federal em 2007. Eu dizia naquela época que o projeto de expansão da UFF representava a oportunidade de abrir as portas da nossa universidade para milhares de jovens, oferecendo um ensino de alta qualidade. Além disso, possibilitaria também, para os nossos estudantes, melhores condições para o prosseguimento e a conclusão de seus estudos na graduação, ampliando os nossos trabalhos nos campos de pesquisa e extensão”.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Sérgio Mendonça: “Este é um momento de grande alegria, pois podemos refletir sobre esse processo de expansão que vivemos. Passamos por um processo de inclusão extremamente importante. Nosso ingresso anual de alunos já é o maior do país, o que nos projeta, para os próximos anos, nos tornarmos a maior universidade do país”.

Diretora da Faculdade de Veterinária, Nádia Almosny: “Nós da Faculdade de veterinária só tínhamos a opção de confiar e acreditar no processo de expansão, e foi o que fizemos, tendo hoje um novo prédio e novas salas de aula, completamente mobiliado. Gostaria também de destacar a importância de se lutar por melhorias na qualidade da educação desde o ensino fundamental”.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves: “É uma grande satisfação estar aqui, presenciando a inauguração de dois novos prédios na UFF, pois eu me formei nesta universidade, pela qual tenho um imenso carinho. Com o passar dos anos, as lutas dos movimentos estudantis, a exemplo do nosso país, mudaram, e eu fico muito satisfeito em ver uma nova geração de jovens lutando por mudanças. Se antes lutávamos para que a universidade tivesse itens básicos, hoje os nossos jovens lutam por questões como moradia estudantil, o que mostra o quanto o país já avançou no âmbito social”.

Vice-reitor da UFF, Sidney Mello: “Vivemos hoje um momento de produção do conhecimento, de uma universidade pública cada vez mais inclusiva, que amplia, e deve continuar ampliando, o seu número de vagas oferecidas. Esse cenário é fruto das lutas e dos movimentos sociais”.

Reitor da UFF, Roberto Salles: “É um momento de grande felicidade, de continuidade de tudo o que foi feito pelos reitores anteriores da universidade. O trabalho desenvolvido por cada um deles foi de suma importância para que alcançássemos as realizações de hoje, além da colaboração de nossa comunidade. Ao contrário do que algumas pessoas afirmam, o Reuni não precarizou a universidade. O que nós vivemos nos últimos anos é a mais forte expressão de crescimento e modernização da UFF, e as inaugurações de dois novos prédios para os cursos de Veterinária e Economia são exemplos disso”.

Secretário-executivo da Presidência da República, Carlos Gabas: “O que estamos fazendo aqui é o pagamento de uma dívida. A única forma de mudar a realidade do nosso país é investindo pesado na educação. Ou garantimos a ampliação do acesso à universidade pública ou o Brasil não se modernizará”.

Secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim: “Os números da UFF falam por si só. Ela tem se mostrado muito eficiente na realização de seu processo de expansão, que deve ser feito de maneira dinâmica, pois não podemos perder tempo na ampliação do acesso ao ensino superior. O grande desafio do país é expandir cada vez mais a democratização da educação, pois ela é o pilar do desenvolvimento de uma sociedade”.