Fotos: Aline Bonifácio
Novas estantes adquiridas em 2011 para a Biblioteca Central do Gragoatá

Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Lacord)

Um dos equipamentos utilizados no Lacord para a restauração de obras

Alguns dos livros recém-adquiridos que aguardam tombamento para serem distribuídos entre as 26 bibliotecas da UFF
UFF aumenta investimento em seu sistema de bibliotecas
6/9/2012

O acervo do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense cresceu consideravelmente entre os anos de 2007 e 2012, conforme informa a Superintendência de Documentação (SDC), órgão responsável pela coordenação técnica e administrativa da área. Incluindo compras e doações nesse período, houve incremento de 22,28% de títulos de obras, dentre livros, periódicos, folhetos e outros materiais, tendo sido adquiridos 51.976 títulos para as 26 bibliotecas espalhadas entre as diversas unidades da universidade. Já a obtenção de volumes (inclui exemplares iguais de um mesmo título) aumentou em 10,48%, totalizando uma aquisição de 93.786 obras distribuídas entre todas as bibliotecas para o mesmo período. Atualmente, portanto, o acervo completo da SDC contabiliza, abrangendo o material já existente antes de 2007, 1,457 milhão de títulos e 4,97 milhões de volumes disponíveis para leitura por estudantes e professores da instituição.

Com relação ao quadro de recursos humanos, houve um aumento considerável na contratação de bibliotecários, passando de 74 em 2007 a 129 em 2012. A equipe completa de todas as bibliotecas, dentre servidores concursados, prestadores de serviço e estagiários, passou de 276 para 310 profissionais. Entretanto, segundo a superintendente de Documentação, Ana Maria de Hollanda Cavalcanti de Sá Couto, ainda são necessárias mais contratações. “Não temos auxiliares de biblioteca e, para resolver temporariamente essa pendência, tivemos de treinar assistentes em administração e prestadores de serviço para exercerem essa função”.

O aumento de recursos que proporcionou essas melhorias apenas foi possível devido à mudança de gestão implementada a partir de 2011, a qual transformou o antigo núcleo responsável pela coordenação do sistema de bibliotecas em uma unidade gestora autônoma. Entre 1998 e 2010, como o órgão gestor não tinha autonomia, também não havia recursos próprios. Desta forma, os recursos precisavam ser pleiteados com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou com o Gabinete do Reitor. Agora promovida a superintendência, a SDC passa a receber recursos de Livre Ordenação (R$ 250 mil em 2012), destinados à manutenção geral, compra de material de consumo e permanente, além dos recursos oriundos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este último contabilizou R$ 612 mil em 2012, que estão sendo empregados apenas para a aquisição de bibliografia básica para os cursos de graduação.

Alguns recursos extras são captados por meio de projetos em parceria com as comissões de bibliotecas de órgãos de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A verba angariada é destinada à compra de equipamentos, como computadores, câmeras de segurança, scanners, multimídia, portal-antifurto, dentre outros, assim como material bibliográfico complementar. Somente a rede “Livros e Leituras no Século XXI” captou, entre 2007 e 2010, mais de R$ 3 milhões para o sistema de bibliotecas por meio dos seguintes editais: Proinfra (Finep), Pró-Equipamentos da Capes, Proex/Capes e Bibliotecas/Faperj.

Embora a verba destinada ao sistema de bibliotecas tenha sido aumentada e o acervo bibliográfico tenha crescido significativamente, a superintendente de Documentação informou que o ganho ainda está aquém do necessário, pois a UFF, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), está construindo mais prédios, aumentando o número de cursos e propiciando a entrada de novos alunos na instituição. “É imprescindível também que haja ampliação do espaço físico porque não adianta termos verba para aumentar o acervo se não houver onde abrigarmos os livros, periódicos, etc. Felizmente, o diálogo da SDC com o Gabinete do Reitor é ótimo, e sempre procuram nos atender com rapidez e na medida do que é possível”, completou Ana Maria Couto.

A estrutura da SDC agrega, além das 26 bibliotecas (anexo 1), a coordenação de arquivos, a coordenação de bibliotecas, o Laboratório de Reprografia (Lare), o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Lacord) e a sede do sistema no Campus do Gragoatá, totalizando assim 30 unidades físicas.
--> Sistema de Bibliotecas da UFF – Funcionamento e Frequência

--> Indicadores