Projeto tornará Campus do Gragoatá acessível a pessoas com deficiência
12/8/2011

Um projeto da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) tem por objetivo tornar o Campus do Gragoatá acessível às pessoas com deficiência. Com caminhos que partem desde a guarita, percorrendo todo o campus, pretende promover o acesso não só às pessoas que utilizam cadeira de rodas, mas também àquelas que possuem mobilidade reduzida.

Todos os caminhos serão cimentados com piso podotátil para contemplar as pessoas com deficiência visual, sempre buscando atender o que recomenda a norma NBR 9.050 e o que estabelece o Decreto nº 5.296/2004.

Os caminhos projetados abrangem os edifícios atualmente existentes: os refeitórios, a Creche, os blocos B, C, D, E, N e O, a Biblioteca Central, os quiosques e os módulos de vivência que abrigam um restaurante e uma livraria. O projeto prevê que as novas unidades a serem construídas compatibilizem seus caminhos com os propostos no estudo.

A parte do campus em que se encontram as instalações do Instituto de Educação Física não está contemplada neste estudo, devendo a mesma obedecer o padrão adotado nos caminhos projetados.

Numa etapa posterior deverão ser criados mapas táteis para orientação dos deficientes visuais, bem como placas sinalizadoras de trânsito a serem executadas pelo Instituto de Arte e Comunicação Social.

Consulte imagens do projeto:

--> Acesso à Biblioteca Central do Gragoatá (desenhos)

--> Rampa de acesso ao Restaurante Universitário do Gragoatá (desenhos)

--> Caminhos para pessoas com deficiência (desenho)

--> Relatório de Fotos